Início Série5º ano Interpretação de texto: Resenha de livro – 5º ano

Interpretação de texto: Resenha de livro – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

     Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma resenha de livro. Qual livro? “Berços da vida – ninhos de aves brasileiras”! Vamos saber mais a respeito dessa interessante obra? Então, leia com atenção a resenha! Depois, responda às questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

Livro: “Berços da vida – ninhos de aves brasileiras”

    Em busca de informações sobre ninhos, topei com esse livro. Foi uma bela surpresa! As fotos são lindas e contemplam desde espécies comuns, como o quero-quero e o sabiá-laranjeira, até algumas bem mais difíceis de encontrar, como o galito (Alectrurus tricolor) e o raríssimo balança-rabo-canela (Glaucis dohrnii, o beija-flor que ilustra a capa do livro).

    Se não errei a conta, ao todo foram retratados os ninhos de 143 espécies. Pode não parecer muito, quando pensamos que no Brasil existem quase 2.000 espécies de aves. Mas é um verdadeiro triunfo, uma vez que grande parte das aves que ocorrem no país sequer tiveram seus ninhos descritos pela ciência. Algumas das fotos do livro possivelmente estão entre os primeiros registros de que se tem conhecimento, como é o caso do camufladíssimo ninho do tiririzinho-do-mato (Hemitriccus orbitatus).

    Os autores são Dante Buzzetti e Silvestre Silva. O primeiro é ornitólogo. O segundo, jornalista. A ideia surgiu em 1999, e a primeira edição foi lançada em 2005. Bem que tentei eleger minha foto favorita, pra colocar aqui no post, mas a tarefa era impossível. Não dá pra dizer qual ninho é mais bonito, ou mais interessante. Todos são incríveis!

Natália Allenspach. Disponível em: <http://apassarinhologa.com.br/livro-bercos-vida-ninhos-aves-brasileiras/>. Acesso em: 23 de novembro de 2020.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o objetivo do texto:

(     ) noticiar um fato.

(     ) recomendar algo.

(     ) contar uma história.

 

Questão 2 – Releia este fragmento do texto:

“Em busca de informações sobre ninhos, topei com esse livro.”

 A que livro a autora se refere?

 

Questão 3 – Assinale o trecho que contém uma opinião:

(     ) “Algumas das fotos do livro possivelmente estão entre os primeiros registros […]”

(     ) “Os autores são Dante Buzzetti e Silvestre Silva.”

(     ) “Todos são incríveis!”

 

Questão 4 – Segundo o texto, Alectrurus tricolor é o nome científico do:

(     ) galito.

(     ) quero-quero.  

(     ) sabiá-laranjeira.

 

Questão 5 – Em “Mas é um verdadeiro triunfo, uma vez que grande parte das aves que ocorrem no país sequer tiveram seus ninhos descritos pela ciência.”, a expressão grifada inicia um fato:

(     ) que é a causa de outro.

(     ) que é a finalidade de outro.

(     ) que é a consequência de outro.

 

Questão 6 – Na passagem “[…] como é o caso do camufladíssimo ninho do tiririzinho-do-mato (Hemitriccus orbitatus).”, a autora do texto:

   ) dá um exemplo.

(     ) faz uma comparação.

(     ) apresenta uma conclusão.

 

Questão 7 – No segmento “A ideia surgiu em 1999 […]”, a expressão sublinhada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – Na parte “Bem que tentei eleger minha foto favorita, pra colocar aqui no post, mas a tarefa era impossível.”, o vocábulo destacado poderia ser substituído por:

(     ) “pois”.

(     ) “porém”.

(     ) “por isso”.

 

Questão 9 – Em “Não dá pra dizer qual ninho é mais bonito”, o termo grifado é um exemplo de:

(     ) linguagem culta.

(     ) linguagem informal.

(     ) linguagem regional.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

4 comentários

Silvia 6 de junho - 18:45

A equipe não tem noção de como tem facilitado o trabalho de muitos professores deste Brasil.
Muito obrigada por tornar nosso fardo mais leve principalmente neste tempo de Pandemia, onde os nossos planejamentos tem consumido e o nosso tempo.

Responder
Denyse Lage Fonseca 8 de junho - 11:08

Oi, Silvia!

Para nós, é extremamente gratificante o fato de estarmos ajudando!

Muito obrigada por interagir conosco, expondo as suas valiosas considerações!

Volte sempre!

Denyse

Responder
LOUISE LORREAINE FIGUEIREDO LUIZETTO REIS LUIZETTO 9 de junho - 10:38

QUE MARAVILHA OS CONTEÚDOS QUE VOCÊS NOS OFERECEM. TENHO CERTEZA QUE SABEM O QUANTO NOS AJUDAM. MUITO OBRIGADA.

Responder
Denyse Lage Fonseca 10 de junho - 14:22

Olá, Louise!

Para nós, é gratificante demais o fato de estarmos ajudando!

Muito obrigada pela presença e pelas palavras, que tanto nos motivam!

Volte sempre!

Denyse

Responder

Deixe um Comentário