Início Série3º ano Interpretação de texto: Dia de pintar – 3º ano

Interpretação de texto: Dia de pintar – 3º ano

por helia pereira

    Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: Dia de pintar.

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Dia de pintar

    O vilarejo inteiro está pronto para pintar e montar as esculturas no jardim. O Sr. Cavalo, o prefeito, tem nove pedaços de madeira cortados nos moldes dos contornos das crianças.
    – Sejam todos bem-vindos! – ele exclama. – Por favor, peguem uma estátua e pintem-na de modo que ela se pareça exatamente com a criança. Vamos começar!
    Com muitas risadas e alguns respingos de tinta, os moradores trabalham nas figuras de madeira. Eles fazem um lanche enquanto a tinta seca.
    – Agora, vamos planejar onde as estátuas ficarão – diz o Sr. Cavalo. – Babi, você poderia ficar em pé aqui?
    E, uma a uma, as crianças ficam em pé no lugar onde as estátuas delas ficarão.
    – Como está? – o Sr. Cavalo pergunta. Todos acham que está ótimo daquele jeito.
    – Então, nós vamos colocar as estátuas em seus devidos lugares – o Sr. Cavalo diz, orientando os pais.
    Eles prendem fortes estacas no chão para manter as estátuas no lugar.
    Finalmente, o trabalho é concluído. Todos se reúnem em frente ao novo jardim de esculturas e batem palmas.
    Ficou lindo. Ali estão o hipopótamo Horácio, o dinossauro Dino, a girafa Giro, a ovelha Babi, o carneirinho Bebé, a cobra Silvia, as zebras Zig e Zag e até Aconchego, o novo filhote.
    O jardim de esculturas ficou fantástico!

 

Questões

1) Qual é o título do texto?
R.

 

2) O vilarejo inteiro está pronto para pintar e montar as esculturas no jardim. O que o Sr. Cavalo tem?
R.

 

3) O que o Sr. Cavalo fala para os moradores?
R.

 

4) Com muitas risadas e alguns respingos de tinta, os moradores trabalham nas figuras de madeira. O que eles fazem enquanto a tinta seca?
R.

 

5) Agora eles irão planejar onde as estátuas ficarão. Como eles fazem?
R.

 

6) Eles prendem fortes estacas no chão para manter as estátuas no lugar. Quando o trabalho foi concluído, o que eles fizeram?
R.

 

7) Como ficou o jardim de esculturas?
R.

 

 

Por Hélia Higa.

Deixe um Comentário