Essa é uma atividade de língua portuguesa para alunos do quinto ano. Este exercício de português mostrar a importância dos sinais de pontuação e como eles podem modificar um texto.
Essa atividade está disponível para download em modelo que pode ser editado no Word, em PDF pronto para imprimir e a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Atividade de língua portuguesa: Pontuação – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de língua portuguesa: Pontuação – 5º ano_Pronto para imprimir
- Gabarito: Atividade de língua portuguesa: Pontuação – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Sinais de pontuação
Os sinais de pontuação servem para mostrar as marcas sonoras em um texto escrito. Sem esses sinais de pontuação não conseguiríamos entender um texto escrito.
A herança
Um homem rico esta muito doente. Sentindo que sua hora estava chegando, pediu papel e caneta e escreveu:
“Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres”
Mas antes de pontuar sua frase ele morreu. Para quem o falecido deixou sua fortuna? Eram quatro concorrentes.
Nesse mesmo dia todos foram chamados para decidir o impasse.
- O sobrinho pontuou da seguinte forma:
“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.”
- Já a irmã pontuou assim:
“Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres”
- O padeiro fez a pontuação que julgou correta:
“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.”
- E um representante dos pobres, com mais estudo, fez sua versão:
“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro”
Como não entrou-se em acordo o caso foi parar no tribunal. O juiz decidiu que a herança deveria ficar com os pobres.
Texto adaptado de Amaro Ventura e Roberto Augusto Soares Leite. Comunicação/Expressão em língua nacional. São Paulo: Nacional, 1973. 6º ano, p.84.
Interpretação de texto
1) Qual é o assunto principal do texto?
a) ( ) a herança
b) ( ) a pontuação
c) ( ) a família
2) Quantos personagens estão disputando a herança?
a) ( ) 6
b) ( ) 4
c) ( ) 10
3) Esse texto é ?
d) ( ) informativo
e) ( ) descritivo
f) ( ) narrativo
4) Qual é o título do texto? Quem é o autor?
5) Qual é a diferença que as diversas pontuações trouxeram ao texto?
6) Os sinais de pontuação são diferentes? Justifique.
7) Diga como se chama e qual a função dos sinais abaixo.
a) ? =
b) ! =
c) . =
d) … =
e) – =
f) , =
8) Qual sua opinião sobre a atitude do juíz? Justifique.
9) Se você fosse o juiz o que faria? Justifique.
10) Como você pontuaria esse texto se fosse .
Esse presente é para meu neto não para minha neta também não penso em dá-lo para Renata minha melhor amiga não é para meu filho jamais será dado para minha nora Elisa
a) Se você fosse o neto
b) Se você fosse a neta
c) Se você fosse Renata
d) Se você fosse o filho
e) Se você fosse Elisa
27 comentários
eu sou professora do 5 ano e adorei as atividades.
Legal,já eu sou aluna só q sou do 4 mais minha sala é junta com a do 5 aí minha professora passou essa tarefa pra gente
PARABÉNS, ADOREI AS ATIVIDADES POSTADAS POR VCS, SOBRE PONTUAÇÃO. BJS
Não sou professora,sou mãe e amo este site, daqui eu tiro algumas atividades para reforçar os estudos do meu menino que cursa o 4º ano!E vai muito bem.
Sou professora e adorei essas atividades.
Parabéns pela criatividade e bondade de compartilhar conosco.
Felicidades!
muito legal ,tanto o texto quanto as atividades.
muito legal,tanto o texto quanto as atividades
ótimo
legal gostei me ajudou mt
Gostei das atividades, obrigada me ajudou muito. Valeu!!!
Conheço este texto por ” O testamento” adaptado de Amaro Ventura e Roberto Augusto Soares Leite.Comunicação/Expressão em língua nacional. São Paulo: Nacional, 1973. 6º ano, p.84.
E atualmente em Português: linguagens (William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães), 5ª edição,SP, 2009, p.169.
Parabéns pela iniciativa!
Olá Queli, agradecemos muito. Já atualizamos no Post, os devidos créditos do texto.
aprendi, muito obrigada
Amei as atividades,estão de parabéns.
Muito bom a atividade. Mas melhor ainda seria com as respostas
Sou professora do 5° ano e adorei todas as atividades e no dia do planejamento passei o site para minhas colegas de trabalho e o resultado foi positivo…2S2S2S2S!!!
Olá Graça, obrigada por divulgar o site, ficamos realmente felizes S2
não achei nada !
Adorei suas atividades, vai de encontro as minhas necessidades, gostaria que me enviasse as respostas . Obrigada pela atenção
Adorei as atividades,vcs estao de parabéns,voltarei mais vezes para consultas.Obrigada pela atenção.
eu sou professora e adorei essa atividades eu recomendo para todos eu gostei e meus alunos tamben amei obg pela a atençao
que professora você em nossa escrevendo também com n meu deus
professora de português você não pode ser
Muito boa a atividade!!! Obrigada por compartilhar, os alunos adoraram!!!
No texto:A herança,no:Deixo meus bens a minha irmã.
Não seria um ponto final ao invez de ser o sinal de interrogação?
Aluna 5º ano A Sesi.
adorei muito você e 10.
texto muito bom e dinâmico