Atividade de português, focada nos alunos do nono ano do ensino fundamental, explora conjunções. Que tal analisá-las no texto sobre o cajuí? Então, responda às questões propostas! Na passagem “É pequeno, de sabor ácido e suculento.”, há uma conjunção que indica a soma de características do cajuí. Vamos identificá-la?
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Conjunções – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Conjunções – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Conjunções – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Cajuí
Cajuí, cajuzinho-do-cerrado ou cajuzinho-do-campo são os nomes dados aos cajus nativos do bioma Cerrado. […]
O pseudofruto é conhecido por possuir cores que variam entre amarelo e vermelho. É pequeno, de sabor ácido e suculento. Pode ser consumido ao natural ou em sucos, bebidas, doces. Porém, seu fruto verdadeiro é a castanha. O óleo da castanha contém cardol e ácido anacárdico. É utilizado para fins medicinais, em virtude de sua ação antisséptica e cicatrizante.
A planta floresce entre os meses de setembro e outubro, dando frutos em novembro. Alguns animais alimentam-se do cajuí, como é o caso da raposa-do-campo. O animal ajuda, dessa forma, a dispersar as sementes.
Disponível em: <http://www.cerratinga.org.br/cajui/>. (Com corte).
Questões
Questão 1 – Grife a conjunção a seguir:
“Cajuí, cajuzinho-do-cerrado ou cajuzinho-do-campo são os nomes dados aos cajus nativos do bioma Cerrado.”
Questão 2 – A conjunção grifada acima é:
( ) conclusiva.
( ) alternativa.
( ) explicativa.
Questão 3 – Na passagem “É pequeno, de sabor ácido e suculento.”, há uma conjunção que indica a soma de características do cajuí. Identifique essa conjunção:
Questão 4 – Em “Porém, seu fruto verdadeiro é a castanha.”, a conjunção adversativa exprime:
( ) um contraste.
( ) uma ressalva.
( ) uma compensação.
Questão 5 – As conjunções presentes no texto iniciam orações independentes de sentido entre si. Nesse caso, elas são chamadas de:
( ) absolutas.
( ) coordenadas.
( ) subordinadas.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.