Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre um cobertor superpotente. Que cobertor será esse, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Um cobertor superpotente – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Um cobertor superpotente – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Um cobertor superpotente – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Um cobertor superpotente
Como os pinguins sobrevivem no meio do gelo a temperaturas tão baixas? É que, com exceção dos que vivem em regiões tropicais, o corpo desses animais é todo adaptado para climas frios.
Além de suas penas espessas e impermeáveis, que não deixam a água entrar em contato com a pele e ainda protegem do vento frio, os pinguins também possuem grandes depósitos de gordura sob a pele, que funcionam como uma espécie de cobertor. Para poupar energia e evitar a perda de suas reservas de gordura, quando estão em terra nas regiões polares, escorregam na neve de barriga. Muito fofo, não?
A plumagem preta das costas também absorve o calor do sol, ajudando-os a se manterem aquecidos. Seu sistema circulatório contribui para regular a temperatura, que varia em torno de 38 e 39 graus Celsius […]
Enquanto a plumagem for esparsa, os filhotes contam com a proteção dos pais. Até estarem mais desenvolvidos, eles os carregam sobre os pés para evitar que percam muito calor e acabem morrendo de hipotermia (baixa temperatura).
Mas não é só com o frio que um pinguim tem que se preocupar. Ele também precisa se proteger de predadores, como leões-marinhos, orcas, tubarões e focas-leopardos. Para isso, dentro da água, tira vantagem da sua coloração mediante camuflagem. Seu dorso escuro, geralmente preto, ajuda-o a fundir-se com as águas escuras quando visto de cima. Seu ventre branco faz com que presas e predadores o confundam com o céu claro, quando visto de baixo.
Maria Ramos.
Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/biodiversidade/pinguins-os-novos-astros-do-cinema/>.(Com adaptações).
Questões
Questão 1 – Releia:
“É que, com exceção dos que vivem em regiões tropicais, o corpo desses animais é todo adaptado para climas frios.”
A que animais o texto se refere?
Questão 2 – Na passagem “[…] não deixam a água entrar em contato com a pele e ainda protegem do vento frio […]”, a autora cita as funções das:
Questão 3 – Em “[…] os pinguins também possuem grandes depósitos de gordura sob a pele, que funcionam como uma espécie de cobertor.”, a parte destacada expressa:
( ) uma hipótese.
( ) uma correção.
( ) uma comparação.
Questão 4 – Segundo o texto, os pinguins, “quando estão em terra nas regiões polares, escorregam na neve de barriga”. Identifique a finalidade ou as finalidades desse comportamento:
( ) “manter-se aquecido”.
( ) “regular a temperatura”.
( ) “poupar energia e evitar a perda de suas reservas de gordura”.
Questão 5 – Identifique o trecho em que a autora se dirige diretamente ao leitor, expondo uma opinião sobre um fato:
Questão 6 – No segmento “[…] eles os carregam sobre os pés para evitar que percam muito calor e acabem morrendo de hipotermia […]”, um vocábulo indica a soma de fatos. Informe-o:
Questão 7 – Observe:
“Para isso, dentro da água, tira vantagem da sua coloração mediante camuflagem.”
O termo “isso” retoma uma informação. Assinale-a:
( ) “Ele também precisa se proteger de predadores, como leões-marinhos, orcas, tubarões […]”
( ) “Seu dorso escuro, geralmente preto, ajuda-o a fundir-se com as águas escuras […]”
( ) “Seu ventre branco faz com que presas e predadores o confundam com o céu claro […]”
Questão 8 – Pode-se concluir que o texto tem a intenção de:
( ) explicar algo.
( ) contar uma história.
( ) debater um assunto.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.