Início Série5º ano Interpretação de texto: O Vampiro da Mata Atlântica – 5º ano

Interpretação de texto: O Vampiro da Mata Atlântica – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “O Vampiro da Mata Atlântica”. […] é um livro de literatura fantástica, mas está contextualizado num mundo muito real. Vamos saber mais a respeito dessa obra? Então, leia o texto com atenção! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Livro: O Vampiro da Mata Atlântica

    Sim, esse é um livro sobre vampiros! Não os morcegos-vampiros (embora eles também apareçam na história), mas os vampiros da ficção mesmo, criaturas da noite que bebem sangue humano e aterrorizam as pessoas. E por que esse livro está sendo comentado num blog sobre passarinhos? Porque os personagens principais da história são dois biólogos: um especialista em aves (ornitólogo) e um especialista em mamíferos (mastozoólogo)!

    O Vampiro da Mata Atlântica é um livro de literatura fantástica, mas está contextualizado num mundo muito real. A Mata Atlântica do interior do estado de São Paulo é descrita de maneira apaixonante, como só alguém que conhece bem essa região poderia fazer. A autora, Martha Argel, é ornitóloga e trouxe muito de sua experiência nessa área para o livro. Não é à toa que o trabalho de pesquisa da dupla de biólogos é relatado em pormenores, mostrando como é feita a coleta de dados em campo, o registro das espécies de aves, a identificação de pegadas, a captura de morcegos, a escrita dos burocráticos relatórios técnicos…

    Leitura rápida e agradável (só não dá pra dizer que é leve por causa dos hábitos alimentares do vampiro paulista), esse livro é um exemplo de divulgação científica bem-feita. Sugiro para todos que querem conhecer um pouco mais sobre o trabalho e os desafios enfrentados pelos biólogos brasileiros, com uma boa dose de mitologia e suspense!

Natália Allenspach.
Disponível em: <http://apassarinhologa.com.br/livro-o-vampiro-da-mata-atlantica-martha-argel/>.

 

Questões

Questão 1 – O texto é:

(     ) uma lenda.

(     ) uma resenha.

(     ) uma reportagem.

 

Questão 2 – Releia a passagem do texto a seguir:

“Sim, esse é um livro sobre vampiros!”

O termo “esse” retoma:

 

Questão 3 – Em “[…] criaturas da noite que bebem sangue humano e aterrorizam as pessoas.”, a autora do texto refere-se:

(     ) aos morcegos-vampiros.

(     ) aos vampiros da ficção.

(     ) aos morcegos-vampiros e aos vampiros da ficção.

 

Questão 4 – Na parte “A Mata Atlântica do interior do estado de São Paulo é descrita de maneira apaixonante […]”, a expressão grifada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 5 – Segundo a autora, “[…] o trabalho de pesquisa da dupla de biólogos é relatado em pormenores […]”. Apresente uma palavra que poderia ocupar o lugar de “pormenores”:

 

 

Questão 6 – Em “[…] o registro das espécies de aves, a identificação de pegadas, a captura de morcegos, a escrita dos burocráticos relatórios técnicos…”, as reticências assinalam:

(     ) a interrupção de uma ideia.

(     ) uma transcrição incompleta.

(     ) a continuidade das informações.

 

Questão 7 – Observe:

 “Leitura rápida e agradável (só não dá pra dizer que é leve por causa dos hábitos alimentares do vampiro paulista), esse livro é um exemplo de divulgação científica bem-feita.”

 Nesse segmento, a autora do texto:

   ) avalia o livro.

(     ) cita um trecho do livro.

(     ) revela uma curiosidade sobre o livro.

 

Questão 8 – No fragmento “Sugiro para todos que querem conhecer um pouco mais sobre o trabalho e os desafios enfrentados pelos biólogos brasileiros […]”, o vocábulo destacado exprime:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) alternância.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário