Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: Nariz equilibrista.
Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Nariz equilibrista – 3º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Nariz equilibrista – 3º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Nariz equilibrista – 3º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Nariz equilibrista
Giro, a girafa, está com muita vontade de chupar balas.
“Talvez, se eu aprender a fazer algum truque, a mamãe me deixa comer algumas balas” – ele pensa.
Ele olha em volta.
– Imagine se eu conseguir equilibrar este bastão de medidas no meu nariz?
Ele coloca o bastão em pé no nariz e o solta.
Plop! O bastão cambaleia e cai.
– Puxa, isso é difícil! – ele diz a si mesmo.
Giro tenta novamente. Ele mantém o corpo sob o bastão, agora. Consegue ficar em pé por mais tempo, e então, cai ao chão. Mais uma vez.
– Está melhorando! – ele comemora. – Continue tentando, Giro! As balas são quase suas!
Giro persiste. Ele começa a perceber como manter o bastão em pé no nariz.
– Ei, quando eu observo a ponta do bastão, funciona melhor!
Logo, Giro consegue manter o bastão em pé no nariz por um bom tempo.
– Vou experimentar com um bastão de medidas grande da mamãe – decide. Ele encontra o bastão e o coloca em pé no ar. “Lá vai!”, ele pensa.
– Incrível! Este bastão mais longo é até mais fácil que o outro! – Giro mal pode acreditar!
– Giro, céus, o que é isso? – pergunta a mãe dele, entrando na sala. O filho dela está brincando pela sala com um longo bastão de medidas em pé no nariz. – Seu palhaço! Como consegue fazer isso?
Giro faz uma reverência.
– Eu posso ensinar a você, se me der algumas balas – ele ri.
Questões
1) Qual é o título do texto?
R.
2) Giro, a girafa, está com muita vontade de chupar balas. Que ideia ele tem?
R.
3) O que acontece quando Giro tenta equilibrar o bastão?
R.
4) Giro tem dificuldade em equilibrar o bastão, o que ele descobre que ajuda para equilibrar o bastão?
R.
5) Giro decidiu trocar de bastão, o que ele decidiu experimentar?
R.
6) Quando a mãe entra na sala o que ela diz?
R.
Por Hélia Higa.