Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre jacarés e crocodilos. Você sabe como diferenciá-los? Não? Vamos aprender? Então, leia o interessante texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Jacarés e crocodilos – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Jacarés e crocodilos – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Jacarés e crocodilos – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Você sabia que jacarés e crocodilos são animais diferentes?
Eles são mesmo muito parecidos. Ambos são répteis, carnívoros, vivem na terra e também na água, têm o corpo coberto por um couro grosso que lembra a pele dos dinossauros que vemos nos filmes, adoram ficar bem paradinhos e fazem parte do grupo dos Crocodilianos. Mas, apesar de tantas semelhanças, não é tarefa tão difícil assim diferenciar um do outro.
Muita gente acha que o tamanho é a primeira pista. Errado! O tamanho não é uma boa forma de diferenciar esses animais. Repare: enquanto o crocodilo de água salgada, o maior crocodiliano existente, atinge incríveis sete metros de comprimento (quase do tamanho do gol de um campo de futebol oficial), o jacaré-açu amazônico pode chegar a cinco metros, sendo uma das maiores espécies do mundo. Enquanto isso, o crocodilo-anão que vive na África raramente chega aos dois metros, sendo uma das menores espécies de crocodilianos existentes. Ou seja: tamanho não é documento nesse caso!
A melhor maneira de diferenciar os jacarés dos crocodilos é pelo formato de sua cabeça. Os jacarés apresentam crânios bastante largos e quando estão com a boca fechada, os dentes da mandíbula se encaixam em cavidades ao longo da boca, ficando escondidos. Já nos crocodilos, o crânio é mais fino e quando estão com suas bocas fechadas, o quarto dente da mandíbula fica à mostra – essa é uma boa dica, hein?!
Outra característica que diferencia esses animais é a presença de uma glândula capaz de eliminar o sal do organismo, e que somente os crocodilos têm. A expressão “lágrimas de crocodilo”, aliás, vem dessa glândula, embora elas estejam localizadas na língua do animal e não nos olhos, como acontece, por exemplo, com algumas aves.
No Brasil, existem seis espécies de jacarés e a maioria vive na Amazônia. Nenhuma espécie de crocodilo vive por aqui, mas se você encontrar um no zoológico, já vai saber diferenciá-los dos jacarés, não é mesmo?
Renato Filogonio e Marcos Eduardo Coutinho.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 224.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Em “Eles são mesmo muito parecidos.”, os autores do texto referem-se:
Questão 2 – Transcreva o trecho que elenca as semelhanças entre os jacarés e os crocodilos:
Questão 3 – Identifique a maior espécie do grupo dos Crocodilianos, segundo o texto:
( ) “o crocodilo-anão”.
( ) “o jacaré-açu amazônico”.
( ) “o crocodilo de água salgada”.
Questão 4 – Os autores do texto revelam a melhor forma de diferenciar os jacarés dos crocodilos. Assinale essa forma:
( ) pelo tamanho.
( ) pelo formato da cabeça.
( ) pela presença de uma glândula que elimina o sal do organismo.
Questão 5 – No fragmento “[…] o crocodilo-anão que vive na África raramente chega aos dois metros […]”, o vocábulo destacado indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 6 – Os autores conversam diretamente com o leitor em determinados segmentos do texto. Aponte um desses segmentos:
( ) “[…] os dentes da mandíbula se encaixam em cavidades ao longo da boca […]”
( ) “[…] – essa é uma boa dica, hein?!”
( ) “A expressão ‘lágrimas de crocodilo’, aliás, vem dessa glândula […]”
Questão 7 – Releia:
“No Brasil, existem seis espécies de jacarés e a maioria vive na Amazônia.”
Nessa passagem do texto, os autores citam fatos sobre os jacarés brasileiros. Esses fatos:
( ) se opõem.
( ) se somam.
( ) se contradizem.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.