Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a galinha rebelde. Vamos conhecer a história dessa galinha? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: A galinha rebelde – 5º ano- Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A galinha rebelde – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A galinha rebelde – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A galinha rebelde
Cacarejadora era uma galinha vaidosa, que não se contentava com nada e que mostrava o seu descontentamento com ruidosos cacarejos; daí o seu nome.
Vivia num sítio muito espaçoso, com companhia de centenas de outras galinhas. Ficava muito zangada porque o dono do sítio se aproveitava dos ovos que ela e suas companheiras punham. Por isso, resolveu estragar a festa.
— Pretendo parar de pôr ovos, para ver se assim ele me trata um pouco melhor e me traz uma comida mais decente!
Passaram-se alguns dias. Admirado de que a Cacarejadora não mais estivesse pondo ovos, o proprietário do sítio pensou que ela estivesse adoentada e decidiu esperar. Mas nada! A Cacarejadora continuava na sua rebeldia, e o homem se convenceu de que ela já não prestava para pôr ovos. Assim, dispôs-se a matá-la.
Apesar das súplicas da Cacarejadora, e como não compreendia a linguagem dela, mandou-a para a panela num piscar de olhos. Triste fim o da Cacarejadora, uma galinha rebelde, mas sem cabeça.
“Metáforas”.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-02-18/a-galinha-rebelde.htm>.
Questões
Questão 1 – O texto sobre a galinha rebelde é:
( ) um conto.
( ) uma fábula.
( ) uma reportagem.
Questão 2 – Observe:
“Cacarejadora era uma galinha vaidosa, que não se contentava com nada e que mostrava o seu descontentamento com ruidosos cacarejos; daí o seu nome.”
Identifique o objetivo dessa parte da história:
Questão 3 – De acordo com a história, a Cacarejadora “ficava muito zangada”. Aponte o fragmento que revela o motivo disso:
( ) “Vivia num sítio muito espaçoso, com companhia de centenas de outras galinhas.”
( ) “[…] o dono do sítio se aproveitava dos ovos que ela e suas companheiras punham.”
( ) “Por isso, resolveu estragar a festa.”
Questão 4 – O travessão assinala na história:
( ) o início da fala da Cacarejadora.
( ) uma pausa na fala da Cacarejadora.
( ) a continuidade da fala da Cacarejadora.
Questão 5 – Em “[…] para ver se assim ele me trata um pouco melhor e me traz uma comida mais decente!”, o termo grifado indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 6 – Segundo o narrador, o dono do sítio dispôs-se a matar a Cacarejadora porque:
( ) “não compreendia a linguagem dela”.
( ) “pensou que ela estivesse adoentada”.
( ) “se convenceu de que ela já não prestava para pôr ovos”.
Questão 7 – Na passagem “[…] mandou-a para a panela num piscar de olhos.”, o vocábulo sublinhado foi usado para:
( ) chamar a Cacarejadora.
( ) retomar a Cacarejadora.
( ) caracterizar a Cacarejadora.
Questão 8 – Releia:
“Triste fim o da Cacarejadora, uma galinha rebelde, mas sem cabeça.”
Esse segmento é:
( ) um apelo feito pelo narrador.
( ) uma citação feita pelo narrador.
( ) um comentário feito pelo narrador.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.