Atividade de português, voltada para os alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre conjunções. Vamos analisar as relações de sentido que elas estabelecem no texto Fim da escravidão? Para tal, responda às questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Conjunções – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Conjunções – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Conjunções – 8º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Fim da escravidão
A abolição da escravidão no Brasil, concedida em 13 de maio de 1888, pela Lei Áurea, ao contrário do que muitos pensam, não foi apenas um ato oficial, afastado do povo. O fim da escravidão era um fato esperado não só pelos escravos, mas por muitas outras pessoas que discordavam dos grandes fazendeiros, que queriam manter suas senzalas abarrotadas de escravos. Mas a propaganda abolicionista foi mais forte. As pessoas escravizadas também fizeram a sua parte. As notícias de grandes fugas e revoltas apareciam na imprensa e amedrontavam a todos. Por isso, em 1888, não era mais possível esperar: fim da escravidão já!
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 245. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Há uma conjunção na passagem:
( ) “A abolição da escravidão no Brasil, concedida em 13 de maio de 1888, pela Lei Áurea […]”
( ) “Mas a propaganda abolicionista foi mais forte.”
( ) “As pessoas escravizadas também fizeram a sua parte.”
Questão 2 – Grife a conjunção presente neste fragmento do texto:
“O fim da escravidão era um fato esperado não só pelos escravos, mas por muitas outras pessoas que discordavam dos grandes fazendeiros […]”
Questão 3 – A conjunção grifada anteriormente é:
( ) aditiva.
( ) explicativa.
( ) adversativa.
Questão 4 – No período “As notícias de grandes fugas e revoltas apareciam na imprensa e amedrontavam a todos.”, a conjunção sublinhada indica:
( ) fatos que se somavam.
( ) fatos que se alternavam.
( ) fatos que se contrastavam.
Questão 5 – Em “Por isso, em 1888, não era mais possível esperar: fim da escravidão já!”, a conjunção sublinhada introduz:
( ) uma condição.
( ) uma finalidade.
( ) uma conclusão.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.