Início Atividades Atividade de português: Conectivos textuais – Música: Química- Biel 8º ano

Atividade de português: Conectivos textuais – Música: Química- Biel 8º ano

por Rosiane Fernandes

    Atividade  de português com a música “Química” do cantor Biel para estudo de conectivos textuais, variação linguística e tipos de sujeito para o oitavo ano.

    Esta atividade está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Análise da música : Química – Biel

 

Ó, tô chegando, hein!

 Ó, que quê isso, hein?
 Ó, coisa louca, hein
    (Ha,ha) 2x

 Ó, que que isso, hein?

 Ó, coisa louca, hein

 A química é louca  

É paranormal
Do além, do além
Eu decifro seu corpo
Sem ter manual
Vem que vem, vem que vem

Te liguei, telefone deu caixa postal
Mas eu não me esqueci
Eu fiquei balançado com teu visual
Uau!

Você me fala que não
Mas eu te provo que sim
Você duvida se é bom
E eu te mostro no fim!
Eu sei que você me quer
Garota, eu sinto no ar
Só que você não aceita
Sem antes titubear
Então

Ó, tô chegando, hein
Ó, que que isso, hein?
Ó, coisa louca, hein
Mas só de castigo vai se apaixonar! 2x

Mexe que mexe comigo, adora o perigo de me provocar
Mexe que mexe comigo, mas só de castigo, menina, vai se apaixonar
Mexe que mexe comigo, adora o perigo de me provocar
Mexe que mexe comigo, mas só de castigo, menina, vai se apaixonar.

                                                                                   www.letras.mus.br

 

Conectivos textuais

Analise os conectivos textuais grifados nas orações abaixo e assinale a alternativa correta:

1. “… Do além, do além…” o termo destacado é:

a. (   )um pronome

b. (   )uma preposição

c. (   )uma locução adverbial

d. (   )uma conjunção

 

2. “… Eu decifro seu corpo…” a palavra destacada nesse verso é:

a. (   )um pronome

b. (   )uma preposição

c. (   )uma locução adverbial

d. (   )uma conjunção

 

3. “… Vem que vem, vem que vem…” O termo que está em destaque nesse verso é:

a. (   )um pronome

b. (   )uma preposição

c. (   )uma locução adverbial

d. (   )uma conjunção

 

4. “… Mas eu não me esqueci…”, “…Você me fala que não…” os termos destacados nos versos ao lado são respectivamente:

a. (   )um pronome e um advérbio de negação.

b. (   )uma preposição e um advérbio de negação.

c. (   )uma locução adverbial e um verbo.

d. (   )uma conjunção adversativa e um advérbio de negação

 

5. No verso ”… Mexe que mexe comigo, mas só de castigo, menina, vai se apaixonar…” a palavra destacada estabelece com a oração anterior relação de:

a. (   )alternância

b. (   )adição

c. (   )conclusão

d. (   )oposição

 

6. O verso “…Ó, tô chegando, hein… está escrito na linguagem:

a. (   )informal

b. (   )formal

 

7. Analise “…Eu decifro seu corpo, Sem ter manual…” a palavra  destacada está empregada no sentido:

a. (   )conotativo, ou seja, ela deixou de representar apenas a ideia original, seu sentido nesse contexto foi ampliado.

b. (   )denotativo, pois ela está sendo utilizada em seu sentido original.

 

8. Identifique os sujeitos nas orações abaixo:

a. “…tô chegando, hein…”!

b. “…Eu decifro seu corpo…”

c. “…Te liguei, telefone deu caixa postal…”

d. “…Você me fala que não…”

e. “… menina, vai se apaixonar…”

 

9. Transforme os sujeitos das orações abaixo em sujeitos indeterminados.

a. “…tô chegando, hein…”!

b. “…Eu decifro seu corpo…”

c. “…Te liguei, telefone deu caixa postal…”

d. ”… Eu fiquei balançado com teu visual…”

 

10. Qual é o tema da música?

 

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva

 

Deixe um Comentário