Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano, sobre artigos definidos. Vamos analisá-los no texto Quando crescer, vou ser maestro!? Para isso, responda às questões propostas! BNCC 8º ano: EF08LP01, EF08LP02, EF08LP03, EF08LP05 e EF08LP06.
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Leia:
Quando crescer, vou ser maestro!
Com a mão direita, ele segura algo como uma varinha, que não é mágica, mas parece. O objeto fino e comprido, chamado batuta, serve para marcar o tempo e o ritmo de uma música. Com a mão esquerda, ele faz gestos rápidos para indicar inícios, cortes e finais de melodia. À sua frente, está a orquestra, músicos que tocam desde flautas e trompetes a violinos e violoncelos. ____ grupo parece se transformar em um único instrumento ao seu comando. De quem estamos falando? Do maestro, é claro!
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_255.pdf>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – Grife o artigo definido no trecho:
“Com a mão direita, ele segura algo como uma varinha, que não é mágica, mas parece.”
Questão 2 – O artigo grifado acima define o sentido do substantivo:
( ) “mão”.
( ) “algo”.
( ) “varinha”.
Questão 3 – Releia:
“[…] está a orquestra, músicos que tocam desde flautas e trompetes a violinos e violoncelos.”
Pode-se afirmar que:
( ) o primeiro “a” é artigo definido.
( ) o segundo “a” é artigo definido.
( ) o primeiro “a” e o segundo “a” são artigos definidos.
Questão 4 – Complete o espaço com artigo definido:
“____ grupo parece se transformar em um único instrumento ao seu comando.”
Questão 5 – Há um artigo definido na passagem:
( ) “[…] e o ritmo de uma música.”
( ) “[…] e finais de melodia […]”
( ) “De quem estamos falando?”
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.