Atividade de biologia, direcionada aos alunos do segundo ano do ensino médio, com questões desenvolvidas sobre o mecanismo de proteção.
Você pode baixar esta atividade de biologia em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de biologia em:
- Word: Atividade de biologia: Mecanismo de proteção – 2º ano ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de biologia: Mecanismo de proteção – 2º ano ensino médio – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de biologia: Mecanismo de proteção – 2º ano ensino médio – Com resposta
- Imagem: Página 1 Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Mecanismos de proteção, sustentação e movimentação
1) Assinale a afirmação correta
a) As carapaças dos artrópodes têm somente função de suporte
b) A ausência de esqueleto facilita a movimentação
c) As placas calcárias dos equinodermos constituem um exoesqueleto
d) A quitina, que reveste os artrópodes, é impermeável à água
e) Os invertebrados aquáticos devem ter o epitélio de revestimento impermeável à água
2) Assinale a afirmação errada
a) O tecido muscular liso é de contração lenta e, em geral, involuntária
b) As proteínas contráteis das miofibrilas são a actina e a miosina
c) Durante a contração muscular, o complexo actomiosínico forma ATP
d) Nas fibras musculares, a fosfocreatina do fósforo para a regeneração do ATP
e) A contração muscular ocorre em conseqüência do encurtamento dos filamentos de actina e miosina
3) Sobre a contração das fibras musculares estriadas, é correto afirmar que:
a) Os filamentos de actina modificam seu comprimento, encurtando-se
b) Os filamentos de actina não modificam seu comprimento, mantendo tamanho uniforme
c) Os filamentos de miosina modificam seu comprimento, encurtando-se
d) Os filamentos de miosina não modificam seu comprimento, mantendo tamanho uniforme
e) Os filamentos de actina deslizam entre os de miosina
4) O que se entende por queratinização?
R.
5) Como os animais se movimentam?
R.
Por Camila Farias.