Início Série5º ano Interpretação de texto: Nuvem com formato raro – 5º ano

Interpretação de texto: Nuvem com formato raro – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma nuvem com formato raro. Ela lembra o Museu de Arte Contemporânea de Niterói e é chamada de lenticular. Vamos entender esse fenômeno? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP01, EF15LP02, EF15LP05, EF05LP16 e EF05LP20.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

“Nuvem-MAC”: entenda o fenômeno raro visto no RJ que viralizou

Nuvem com formato raro, e que lembra o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, é chamada de lenticular.

    Motoristas que passavam pelo Ponte Rio-Niterói nesta quarta-feira (3) puderam observar uma nuvem com formato parecido com o Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói.

    A nuvem com formato raro é chamada de lenticular. Normalmente, ela se forma próximo de montanhas, mas como a atmosfera está em deslocamento constante, as nuvens podem se deslocar em conjunto.

    Nas imagens gravadas por um motorista, ele conversa com uma mulher e brinca com a semelhança da nuvem com o museu: “O museu de Niterói decolou. O MAC decolou”.

Disponível em: <https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2024/04/04/nuvem-formato-raro-no-rj.ghtml>.
Publicado em: 04 de abril de 2024. (Com adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um conto.

(     ) uma notícia.

(     ) uma propaganda.

 

Questão 2 – Releia:

 “[…] entenda o fenômeno raro visto no RJ que viralizou”

A que fenômeno raro o texto se refere?

 

Questão 3 – O trecho “[…] lembra o Museu de Arte Contemporânea de Niterói […]”:

(     ) conclui.

(     ) compara.

(     ) exemplifica.

 

Questão 4 – Observe:

“Motoristas que passavam pelo Ponte Rio-Niterói nesta quarta-feira (3) puderam observar uma nuvem com formato parecido com o Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói.”

Esse fragmento é de forma predominante:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 5 – Na frase “A nuvem com formato raro é chamada de lenticular.”, o texto:

(     ) dá uma explicação.

(     ) expõe uma opinião.

(     ) levanta uma hipótese.

 

Questão 6 – Na parte “Normalmente, ela se forma próximo de montanhas […]”, o vocábulo sublinhado foi usado para:

(     ) retomar a nuvem com formato raro.

(     ) apresentar a nuvem com formato raro.

(     ) caracterizar a nuvem com formato raro.

 

Questão 7 – Em “[…] as nuvens podem se deslocar em conjunto.”, a expressão grifada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – No segmento “Nas imagens gravadas por um motorista, ele conversa com uma mulher e brinca com a semelhança da nuvem com o museu […]”, o termo “e” assinala:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 9 – As aspas destacam no texto:

(     ) a principal informação.

(     ) a reprodução de uma fala alheia.

(     ) a passagem em linguagem informal.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário