Início Série6º ano Avaliação de História: Grécia, China e Índia – 6º ano

Avaliação de História: Grécia, China e Índia – 6º ano

por Rosiane Fernandes

    Avaliação de História, voltada para estudantes do sexto ano do ensino fundamental, com questões sobre China, Grécia e Índia.

    Esta prova de história está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade de história em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Avaliação de História – China, Grécia e Índia.

1) Faça a leitura do trecho abaixo e, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:

A civilização indiana teve início por volta de 3.000 a.C., na região do ________. As culturas mais antigas existentes misturaram-se com a dos povos que migraram e formaram então uma das maiores civilizações do mundo antigo.

a) Mesopotâmia.

b) Vale do rio Huang Ho.

c) Vale do indo.

d) Vale do Rio Paraná.

 

2) Religião predominante na região do indo de 1500 a.C. até o início da era cristã. O termo deriva de Brahma, o ser eterno e universal, e de brâmane, a casta sacerdotal indiana.

A religião a que se refere o excerto acima é o:

a) Budismo.

b) Bramanismo.

c) Hinduísmo.

d) Canibalismo.

 

3) Faça a leitura do trecho abaixo e, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:

A ___________ começou a se formar há mais de 6 mil anos no Vale do rio Huang Ho. Na planície próxima a esse rio, fixaram-se vários povoados. Essas populações viveram especialmente da agricultura, graças ao solo fértil.

a) Civilização chinesa.

b) Civilização indiana.

c) Civilização persa.

d) Civilização da Etiópia.

 

4) Na dinastia Zhou, o poder era controlado por reis do povo Zhou. Ao longo dessa fase, a agricultura avançou com a utilização:

I. Arado.

II. Rotação de culturas.

III. Irrigação.

V. Veneno

 Após a leitura do exposto acima,  assinale a alternativa correta:

a) I, II, IV.

b) I, III, IV.

c) II, III, IV.

d) I, II, III

 

5) Era uma unidade política independente, com governo e leis próprios. Eram países com população de, no máximo 10 mil habitantes.

Após a leitura, assinale a alternativa correta:

a) Pólis.

b) Monarquia.

c) Colônia.

d) Cidades centrais.

 

6) A civilização grega que se desenvolveu durante a antiguidade nunca foi um império ou um Estado politicamente unificado. Tratava-se de fato de diversas polis com administração independente, que só se uniam em casos de:

Após a leitura, assinale a alternativa correta:

a) Festividades.

b) Grave ameaça externa principalmente invasões e guerras.

c) Comemorações da colheita.

d) Comemorações natalinas.

 

7) A cidade de Xibo era a capital do reino, estabelecida pelo rei Chenh Tang. Descobertas arqueológicas relatam que essa cidade era bastante fortificada e possuía palácios protegidos por:

Após a leitura, assinale a alternativa correta:

a) Muralhas.

b) Ninjas.

c) Cataputas.

d) Samurais.

 

8) Leia o trecho abaixo e, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:

Durante a dinastia Ch’in ocorreu à unificação de territórios submetidos ao império de Ch’in Che Huang Ti, o primeiro imperador chinês. Sua principal obra foi a __________.

a) Muralha da China.

b) Rota da Seda.

c) Expansão do exército.

d) Expansão do território.

 

9) Leia o trecho abaixo e, assinale a alternativa correta:

O império sob a dinastia Han conheceu profundas mudanças, especialmente a expansão territorial, o estabelecimento do mandarim como língua idioma oficial e a abertura de rotas comerciais interligando várias regiões do Oriente ao Ocidente. O conjunto dessas rotas ficou conhecido como:

a) Muralha da China.

b) Rota da Seda.

c) Loess.

d) Rota do algodão.

 

10) Leia o texto abaixo e assinale a alternativa correta:

Os antigos povos que habitavam o vasto território chinês viviam basicamente da:

a) Agricultura.

b) Comércio.

c) Monocultura.

d) Piscicultura.

 

Por Rosiane Fernandes Silva 
Graduada em Letras

5 comentários

MARINEIDE ARAUJO MATOS 14 de dezembro - 10:02

PARABÉNS MUITO EFICIENTE ESTE PROFESSOR QUE CRIOU ESTAS ATIVIDADES .

Responder
acessaber 5 de janeiro - 5:03

Olá Marineide Araujo Matos!

Suas palavras nos lisonjeiam e nos motivam demasiadamente! Muito obrigada por partilhá-las!

Volte sempre!
Equipe Acessaber.

Responder
Sebastiana Lima 8 de abril - 19:12

Gosto muito desse site! Obrigada por compartilhar conosco esse material!

Responder
APARECIDA CARDOSO 28 de março - 11:10

GOSTO MUITO DESSE STE OBRIGADA POR COMPARTILHAR

Responder
Cesarina Correa Martins 1 de agosto - 11:51

Obrigada pelas atividades , vocês são bem organizadas, abraços!!

Responder

Deixe um Comentário