Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o pássaro-azul. Segundo o texto, quando voa e quando briga com outros indivíduos, o pássaro-azul produz ruídos que soam como música aos nossos ouvidos! Vamos saber mais a respeito desse pássaro? Então, leia com atenção o texto “Tão belo quanto tímido!”, que nos conta várias curiosidades e revela o que ameaça a vida desse ave! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Tão belo quanto tímido – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Tão belo quanto tímido – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Tão belo quanto tímido – 6º ano – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Tão belo quanto tímido!
Difícil encontrar quem não repare na beleza desta ave. O macho tem plumagem azul-brilhante nas costas e um colar da mesma cor. O pescoço e a metade do peito são em tom púrpura e as asas, pretas. A exuberância do colorido, porém, não combina muito com o comportamento tímido do pássaro-azul. Parece que ele traz esse capricho todo nas cores das penas somente para atrair as fêmeas de sua espécie.
Falando nelas… As fêmeas do pássaro-azul têm cor parda e discreta, mas são muito graciosas e dedicadas à sua cria: constroem o ninho, chocam os ovos e cuidam dos filhotes, sozinhas.
Essa espécie tem preferência pelos lugares mais altos da floresta, como as copas das árvores. Sua alimentação é composta, principalmente, por frutos e sementes, podendo incluir, também, alguns insetos.
Assim como seus parentes, as arapongas, o pássaro-azul – ao defecar, isto é, fazer cocô – dispersa as sementes dos frutos que come, ajudando a espalhá-las para locais mais distantes e, dessa forma, contribui para a manutenção da floresta.
E tome nota de um fato curioso: quando voa e quando briga com outros indivíduos, o pássaro-azul produz ruídos que soam como música aos nossos ouvidos! Sua plumagem vistosa torna a espécie vulnerável aos predadores, que notam o colorido de suas penas.
Mas nem tudo é beleza na vida do pássaro-azul. Sua plumagem vistosa, além de chamar a atenção de seus predadores naturais, atrai, também, caçadores. Há séculos, os machos são capturados e suas penas utilizadas como ornamentos. No século 17, um príncipe europeu, o renomado naturalista Maximilian Wied-Neuwied, veio ao Brasil e descreveu em seus diários uma variedade de enfeites artesanais que eram produzidos com as penas dessa ave: grinaldas, flores, buquês, leques… Embora hoje não seja mais tão comum ter suas penas arrancadas para virar ornamento, a espécie ainda é aprisionada em gaiolas para servir como animal de estimação.
Atualmente, o pássaro-azul ocorre em poucas áreas protegidas de Mata Atlântica, onde são proibidos o desmatamento e a captura de animais silvestres. É importante conhecer melhor essa espécie na natureza e conservá-la em seu habitat.
[…]
Cristiane Medeiros e Medeiros e Maria Alice S. Alves. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 215. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Em “Tão belo quanto tímido!”, a que o texto se refere?
R:
Questão 2 – Segundo o texto, o pássaro-azul “contribui para a manutenção da floresta”, quando:
( ) “dispersa as sementes dos frutos que come”.
( ) “voa e quando briga com outros indivíduos”.
( ) “produz ruídos que soam como música aos nossos ouvidos!”.
Questão 3 – Coloque “V” para a afirmação verdadeira e “F” para a afirmação falsa:
( ) A plumagem vistosa do pássaro-azul atrai os predadores.
( ) O pássaro-azul é uma espécie endêmica da Mata Atlântica.
( ) O pássaro-azul alimenta-se exclusivamente de frutos e sementes.
Questão 4 – Grife os verbos que exprimem as ações das fêmeas do pássaro-azul:
“[…] constroem o ninho, chocam os ovos e cuidam dos filhotes, sozinhas.”
Questão 5 – No período “Essa espécie tem preferência pelos lugares mais altos da floresta, como as copas das árvores.”, o termo “como” introduz:
( ) um exemplo.
( ) uma condição.
( ) uma comparação.
Questão 6 – No segmento “[…] defecar, isto é, fazer cocô […]”, as autoras do texto empregaram:
( ) a linguagem poética para explicar o significado do verbo “defecar”.
( ) a linguagem informal para explicar o significado do verbo “defecar”.
( ) a linguagem científica para explicar o significado do verbo “defecar”.
Questão 7 – De acordo com as autoras do texto, o pássaro-azul é aprisionado em gaiolas para:
( ) “virar ornamento”.
( ) “servir como animal de estimação”.
( ) “chamar a atenção de seus predadores naturais”.
Questão 8 – Na parte “É importante conhecer melhor essa espécie […]”, a expressão grifada:
( ) retoma o pássaro-azul.
( ) apresenta o pássaro-azul.
( ) caracteriza o pássaro azul.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.