Início Série5º ano Interpretação de texto: Por que é necessário repensar a moda – 5º ano

Interpretação de texto: Por que é necessário repensar a moda – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

     Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre a necessidade de repensar a moda. A indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo, ficando atrás apenas da indústria do petróleo. Vamos entender melhor esse tema tão sério? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP02, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06 e EF35LP07.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Por que é necessário repensar a moda?

    A indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo, ficando atrás apenas da indústria do petróleo. O modelo de consumo conhecido como “fast fashion”, que se traduz literalmente como “moda rápida”, tem impactado de forma negativa o ambiente. E isso se dá pela produção massiva de roupas, comercializadas a preços baixos por grandes varejistas e que também são descartadas de forma rápida pelo consumidor. Tudo fica ainda pior com o crescimento das vendas de roupas pela internet.

    “A essência do problema não está sendo encarada. O tecido é muito agressivo para o meio ambiente, muitas vezes até mais do que o plástico”, explica Anna Carolina Figueiredo, pesquisadora do Instituto Sustentabilidade Têxtil e Moda, organização que nasceu no Núcleo de Apoio a Pesquisas da Universidade de São Paulo (USP).

    Essas roupas, com ciclos de vida curtos, acabam sendo descartadas em aterros sanitários e lixões, onde muitas vezes levam anos para se decompor. O ideal, segundo Anna, é evitar descartar roupas no lixo e, sempre que possível, doá-las.

    O problema, no entanto, não se limita ao descarte inadequado. O processo de produção também tem impactos negativos. As tintas tóxicas usadas no tingimento, por exemplo, podem contaminar as águas dos rios, enquanto possíveis agrotóxicos usados na colheita do algodão prejudicam o solo. Os materiais têxteis derivados do petróleo utilizados nas roupas são outro problema, uma vez que eles podem levar até 400 anos para se decompor. E há ainda a poluição do ar, que pode ocorrer, devido à emissão de gases poluentes na atmosfera.

    Mas nem tudo está perdido! Iniciativas de moda sustentável estão surgindo cada vez mais no país e no mundo. E elas enxergam nesse novo modelo de produção um meio de promover a coletividade, a criatividade e gerar renda de forma consciente e econômica.

    […]

    As novas marcas utilizam, por exemplo, materiais retirados da natureza como sementes, conchas, palhas e “coisas sagradas”, além de tingimento natural de tecidos e o reaproveitamento de roupas ou retalhos doados.

    […]

Disponível em: <https://www.invivo.fiocruz.br/sustentabilidade/moda-sustentavel-nas-periferias/>.

(Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “E isso se dá pela produção massiva de roupas […]”, o termo destacado retoma uma informação. Qual?

 

 

Questão 2 – O texto enfatiza que a produção massiva de roupas se torna pior com:

(     ) “o crescimento das vendas pela internet”.

(     ) “o descarte de forma rápida pelo consumidor”.

(     ) “a comercialização a preços baixos por grandes varejistas”.

 

Questão 3 – Releia o segundo parágrafo. Depois, identifique o trecho em que a pesquisadora entrevistada estabelece uma comparação:

 

 

Questão 4 – De acordo com o texto, as tintas tóxicas utilizadas no tingimento das roupas:

(     ) “prejudicam o solo”.

(     ) “podem contaminar as águas dos rios”.

(     ) “podem levar até 400 anos para se decompor”.

 

Questão 5 – Na passagem “E há ainda a poluição do ar, que pode ocorrer, devido à emissão de gases poluentes na atmosfera.”, a expressão grifada indica:

(     ) causa.

(     ) condição.

(     ) consequência.

 

Questão 6 – O texto evidencia que, apesar de todos os danos causados pela “moda rápida” ao meio ambiente, “nem tudo está perdido!”. Por quê?

 

 

Questão 7 – Em “[…] de forma consciente e econômica.”, o texto revela os modos com que:

(     ) a produção da moda sustentável promove a criatividade.

(     ) a produção da moda sustentável promove a coletividade.

(     ) a produção da moda sustentável promove a geração de renda.

 

Questão 8 – Sublinhe a seguir o termo que assinalada a soma de fatos:

“[…] tingimento natural de tecidos e o reaproveitamento de roupas ou retalhos doados.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

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