Atividade de interpretação de texto, para alunos do nono ano do ensino fundamental, baseada no texto “Pneu furado”. É um texto bem interessante para o aluno analisar por meio de questões de múltipla escolha as respostas referente à leitura do texto. Quer atividade de qualidade? Dá uma espiadinha! Bom trabalho, professor(a)! 🙂 🙂 🙂
Baixe esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta atividade de português em:
- Word: Interpretação de texto: Pneu furado – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Pneu furado – 9º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Pneu furado – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
PNEU FURADO
O carro estava encostado no meio-fio, com um pneu furado. De pé ao lado do carro, olhando desconsoladamente para o pneu, uma moça muito bonitinha.
Tão bonitinha que atrás parou outro carro e dele desceu um homem dizendo “Pode deixar”. Ele trocaria o pneu.
─ Você tem macaco? ─ perguntou o homem.
─ Não ─ respondeu a moça.
─ Tudo bem, eu tenho ─ disse o homem ─ Você tem estepe?
─ Não ─ disse a moça.
─ Vamos usar o meu ─ disse o homem.
E pôs-se a trabalhar, trocando o pneu, sob o olhar da moça.
Terminou no momento em que chegava o ônibus que a moça estava esperando. Ele ficou ali, suando, de boca aberta, vendo o ônibus se afastar.
Dali a pouco chegou o dono do carro.
─ Puxa, você trocou o pneu pra mim. Muito obrigado.
─ É. Eu… Eu não posso ver pneu furado. Tenho que trocar.
─ Coisa estranha.
─ É uma compulsão. Sei lá.
(Luís Fernando Veríssimo. Livro: Pai não entende nada. L&PM, 1991).
Questões
1) Em relação à compreensão do texto, analise os itens abaixo:
I – O pneu do ônibus estava furado.
II – A moça não era dona do carro que estava com pneu furado.
III – O dono do carro agradeceu ao homem por ter trocado o pneu do carro.
Está(ão) CORRETO(S):
a) Apenas o item III.
b) Apenas os itens II e III.
c) Apenas o item I.
d) Apenas o item II.
e) Todos os itens.
2) Na última parte do texto, “─ É uma compulsão. Sei lá.”, podemos concluir que:
a) a fala é da moça.
b) a fala é do dono do carro.
c) a fala é do motorista do ônibus.
d) a fala é do borracheiro.
e) a fala é do homem que trocou o pneu.
3) Há diálogos no texto e o que comprova isso são:
a) as palavras utilizadas no título.
b) as palavras estrangeiras utilizadas no texto.
c) os sinais de pontuação como o ponto final no fim de cada frase.
d) os travessões indicando a fala dos personagens.
e) as vírgulas no início do texto.
4) Marque (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso, em relação às afirmações abaixo
( ) O homem que trocou o pneu já conhecia o dono do carro.
( ) A moça ficou feliz por alguém ajudá-la a trocar o pneu.
( ) O homem vivia trocando pneus pela cidade devido à sua compulsão.
Em relação ao contexto da história, a sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
a) F – F – F.
b) F – V – F.
c) V – V – V.
d) V – F – V.
e) V – V – F.
5) Mesmo que não esteja claro no texto, podemos concluir que:
a) o homem não teria trocado o pneu se visse que o carro não era da moça.
b) o homem não teria trocado o pneu se não fosse compulsivo.
c) o homem teria trocado o pneu de qualquer maneira.
d) o homem achou que ganharia dinheiro pelo serviço.
e) o homem percebeu que ajudaria uma pessoa importante.
BOA ATIVIDADE !
Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal www.acessaber.com.br.
6 comentários
De ótima qualidade!
Cade o gabarito kkk?
Agradeço a todos os professores que disponibilizam suas produções.
Parabéns pelo trabalho!
Excelente!! Já usei em sala. obrigada.
Muito fácil pa mim mane
Eu amei a atividade. Ri muito com o desfecho. Fiquei imaginando a cara o ” gentil” rapaz, ao se dá conta que o carro não era da moça.