Início Série5º ano Interpretação de texto: Parque Nacional Cavernas do Peruaçu – 5º ano

Interpretação de texto: Parque Nacional Cavernas do Peruaçu – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. Ele é um local onde belas paisagens são emolduradas pela arte rupestre pré-histórica, em sítios arqueológicos milenares! Vamos conhecê-lo melhor? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP02, EF35LP05, EF35LP06, EF35LP09 e EF35LP09.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

    O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é um local onde belas paisagens são emolduradas pela arte rupestre pré-histórica, em sítios arqueológicos milenares de importância internacional e suas cavernas colossais.

    A Unidade de Conservação foi criada em 1999. Com área de 56.400 hectares, abrange os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, na região norte de Minas Gerais.

    O Parque foi estruturado recentemente e possui trilhas, mirantes e passarelas de proteção a sítios arqueológicos.

    Possui também um grupo de condutores ambientais treinados e credenciados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Desse modo, garante uma experiência segura e única, em um passeio de tirar o fôlego!

“Portal Minas Gerais”. Disponível em: <https://www.minasgerais.com.br/pt/atracoes/itacarambi/parques/parque-nacional-cavernas-do-peruacu-0>. (Com adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – Releia:

“O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é um local onde belas paisagens são emolduradas pela arte rupestre pré-histórica, em sítios arqueológicos milenares […]”

Nessa passagem, há um adjetivo que exprime uma opinião. Identifique-o:

(     ) “belas”.

(     ) “rupestre”.

(     ) “milenares”.

 

Questão 2 – De acordo com o texto, as cavernas do Parque do Peruaçu são “colossais”. Em outras palavras, elas são:

(     ) “raras”.

(     ) “gigantescas”.

(     ) “conservadas”.

 

Questão 3 – Na frase “A Unidade de Conservação foi criada em 1999.”, a expressão sublinhada foi usada para:

(     ) retomar o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu.

(     ) apresentar o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu.

(     ) caracterizar o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu.

 

Questão 4 – Observe:

“Com área de 56.400 hectares, abrange os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, na região norte de Minas Gerais.”

Esse trecho:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 5 – Na parte “O Parque foi estruturado recentemente […]”, o termo destacado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 – Segundo o texto, os sítios arqueológicos são protegidos com:

(     ) “trilhas”.

(     ) “mirantes”.

(     ) “passarelas”.

 

Questão 7 – Grife a seguir o vocábulo que assinala a soma de fatos:

“Possui também um grupo de condutores ambientais treinados e credenciados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).”

 

Questão 8 – Em “Desse modo, garante uma experiência segura e única, em um passeio de tirar o fôlego!”, o texto:

(     ) faz um apelo.

(     ) faz um alerta.

(     ) faz um convite.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário