Início Série5º ano Interpretação de texto: Mundial de Handebol – 5º ano

Interpretação de texto: Mundial de Handebol – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o Mundial de Handebol. A seleção brasileira masculina de handebol empatou de forma emocionante com Portugal! Vamos saber mais a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Mundial de Handebol: Brasil empata com Portugal nos minutos finais

Seleção masculina volta à quadra às 14h de sexta contra a Hungria

    A seleção brasileira masculina de handebol empatou de forma emocionante com Portugal (28 a 28) nesta quarta-feira (18), no último lance do duelo de abertura da segunda fase do Mundial em Gotemburgo (Suécia). Os lusitanos já comemoravam a liderança no placar, em 28 a 27, no minuto final da partida quando houve intervenção do VAR. A arbitragem reviu o lance de irregularidade do jogador português Alexis Borges a poucos segundos do apito final, e concedeu aos brasileiros um tiro de sete metros. Coube a Jean Pierre Dupoux cobrar e igualar o placar.

    A equipe comandada pelo técnico Marcos Tatá volta a competir às 14h (horário de Brasília) de sexta-feira (20) contra a Hungria. O último duelo da segunda fase será no mesmo horário, no domingo (22), contra a Islândia.

    O Brasil passou pela fase preliminar em segundo lugar, atrás de Suécia e também com Cabo Verde. O trio está no Grupo 2 junto com Hungria, Islândia e Portugal. No Grupo 1 estão Espanha, Irã, Montenegro, França, Eslovênia e Polônia. Já no Grupo 3 estão Alemanha, Sérvia, Catar, Noruega, Países Baixo (Holanda) e Argentina. Apenas os dois primeiros colocados em cada chave avançam às quartas de final.

    O Mundial assegura a primeira vaga do handebol na Olimpíada de Paris 2024 ao campeão, ou ao vice, caso a França conquiste o título. Como o país sediará os Jogos, já tem garantida vaga no evento. A França é uma das favoritas ao título mundial, depois de ter faturado o ouro nos Jogos de Tóquio (2021), Londres (2012) e Pequim (2008). A atual campeã mundial é a Dinamarca.

Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2023-01/mundial-de-handebol-brasil-empata-com-portugal-nos-minutos-finais>. Publicado em: 18 de janeiro de 2023.

 

Questões

Questão 1 – Grife a seguir o trecho que exprime um comentário:

“A seleção brasileira masculina de handebol empatou de forma emocionante com Portugal (28 a 28) nesta quarta-feira (18) […]”

  

Questão 2 – Segundo o texto, a segunda fase do Mundial de Handebol está acontecendo:

(     ) na Suécia.

(     ) na Hungria.

(     ) em Portugal.

 

Questão 3 – Releia:

“Os lusitanos já comemoravam a liderança no placar, em 28 a 27, no minuto final da partida quando houve intervenção do VAR.”

Esse segmento é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 4 – Em “Coube a Jean Pierre Dupoux cobrar e igualar o placar.”, o texto revela:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 5 – No fragmento “O último duelo da segunda fase será no mesmo horário, no domingo (22), contra a Islândia.”, a parte sublinhada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 – Na segunda fase do Mundial de Handebol, o Brasil está no:

(     ) Grupo 1.

(     ) Grupo 2.

(     ) Grupo 3.

 

Questão 7 – Na passagem “Como o país sediará os Jogos, já tem garantida vaga no evento.”, o vocábulo “Como”:

(     ) introduz uma causa.

(     ) inicia uma exemplificação.

(     ) estabelece uma comparação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário