Interpretação de texto, “Como fazer um bambolê”, indicada aos estudantes do 8º ano do ensino fundamental. Entre as questões propostas sobre o referido texto, contempla-se o emprego dos Modos Verbais.
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ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Como fazer um bambolê
Materiais:
1,5 metro de mangueira;
Fita crepe.
Como fazer:
Corte 1,5 metro de mangueira, com a ajuda de um adulto. Junte as pontas com fita crepe, formando um círculo. Pode colocar arroz, pedrinhas, guizos e sementinhas dentro antes de fechar. O bambolê ajuda a desenvolver o ritmo e equilíbrio do seu corpo. Coloque na cintura e, para mantê-lo girando, é preciso movimentar o quadril, como um rebolado. É possível também rodá-lo em outras partes do corpo: no pescoço, nos braços e nas pernas.
E depois é só rebolar!!!
Disponível em: http://arkerart.blogspot.com.br. Acesso em: 21 de maio de 2016.
Questões
Questão 1 – O texto tem a finalidade de:
R:
Questão 2 – Identifique os benefícios do bambolê:
R:
Questão 3 – Associe:
- Verbo no Infinitivo
- Verbo no Gerúndio
- Verbo no Imperativo
- Verbo no Indicativo
____ “Coloque na cintura e, para mantê-lo girando […]”.
____ “O bambolê ajuda a desenvolver o ritmo […]”.
____ “E depois é só rebolar!!!”
____ “Junte as pontas com fita crepe, formando […].”.
Questão 4 – Em “[…] é preciso movimentar o quadril, como um rebolado.”. Nesse trecho, percebe-se a utilização da:
a) metáfora
b) antítese
c) comparação
d) hipérbole
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.