Interpretação de texto voltada para alunos do quarto ou quinto ano, o texto utilizado nesta interpretação é “A galinha ruiva”.
Esta atividade está disponível para download em modelo do Word, em PDF pronto para imprimir e a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Interpretação de texto: A galinha ruiva – 4º ou 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A galinha ruiva – 4º ou 5º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A galinha ruiva – 4º ou 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
A Galinha Ruiva
Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos numa fazenda.
Um dia ela encontrou umas espigas de milho e pensou que se o semeasse e quando estivesse maduro, pronto para colher, podia virar um bom alimento.
A galinha ruiva teve a ideia de fazer um delicioso pão de milho. Todos iam gostar!
Era muito trabalho: ela precisava de bastante milho para o pão.
Quem podia ajudar a semear o milho?
Quem podia ajudar a colher a espiga de milho no pé?
Quem podia ajudar a debulhar todo aquele milho?
Quem podia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o pão?
Foi pensando nisso que a galinha ruiva encontrou seus amigos:
– Quem pode me ajudar a semear o milho para fazer um delicioso pão?
– Eu não, disse o gato. Estou com muito sono.
– Eu não, disse o cachorro. Estou muito ocupado.
– Eu não, disse o porco. Acabei de almoçar.
– Eu não disse a vaca. Está na hora de brincar lá fora.
A galinha semeou, colheu, debulhou, moeu, amassou e cozeu o pão sozinha.
Aquele cheirinho bom de pão foi fazendo os amigos chegarem. Todos ficaram com água na boca.
Então a galinha ruiva disse:
– Quem foi que me ajudou a colher o milho, preparar o milho, para fazer o pão?
Todos ficaram bem quietinhos. (Ninguém tinha ajudado.)
– Então quem vai comer o delicioso pão de milho sou eu e meus pintinhos. Vocês podem continuar a descansar olhando.
E assim foi: a galinha e seus pintinhos aproveitaram a festa, e nenhum dos preguiçosos foi convidado.
Compreensão de texto
1) Qual é o título do texto?
R.:
2) Quais são os personagens da história?
R.:
3) Onde se passa esta história?
R.:
4) O que foi que a galinha encontrou?
R.:
5) O que ela resolveu fazer com isso? E por quê?
R.:
6) Por que a galinha pediu a ajuda dos amigos? O que aconteceu?
R.:
7) Quando a galinha fez seu pão ela o que aconteceu?
R.:
8) Você concorda com a atitude da galinha? Justifique sua resposta.
R.:
9) Circule no texto acima os verbos.
10) Faça uma ilustração da história.
Por ACESSABER
5 comentários
Gostei dos textos trabalhei com eles em sala de Recursos.
gostei muito dos textos e da atividades
gostei muitos dos textos e das atividades
gostei muito das atividades,vou trabalhar com meus alunos.
Obrigada Roberta