Início Atividades Interpretação de texto: A galinha ruiva – 4º ou 5º ano

Interpretação de texto: A galinha ruiva – 4º ou 5º ano

por acessaber

    Interpretação de texto voltada para alunos do quarto ou quinto ano, o texto utilizado nesta interpretação é “A galinha ruiva”.

    Esta atividade está disponível para download em modelo do Word, em PDF pronto para imprimir e a atividade respondida.

  

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                     DATA:

PROF:                                                         TURMA:

NOME:

 

A Galinha Ruiva

   Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos numa fazenda.

   Um dia ela encontrou umas espigas de milho e pensou que se o semeasse e quando estivesse maduro, pronto para colher, podia virar um bom alimento.

   A galinha ruiva teve a ideia de fazer um delicioso pão de milho. Todos iam gostar!

   Era muito trabalho: ela precisava de bastante milho para o pão.

   Quem podia ajudar a semear o milho?

   Quem podia ajudar a colher a espiga de milho no pé?

   Quem podia ajudar a debulhar todo aquele milho?

    Quem podia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o pão?

   Foi pensando nisso que a galinha ruiva encontrou seus amigos:

   – Quem pode me ajudar a semear o milho para fazer um delicioso pão?

   – Eu não, disse o gato. Estou com muito sono.

   – Eu não, disse o cachorro. Estou muito ocupado.

   – Eu não, disse o porco. Acabei de almoçar.

   – Eu não disse a vaca. Está na hora de brincar lá fora.

   A galinha semeou, colheu, debulhou, moeu, amassou e cozeu o pão sozinha.

   Aquele cheirinho bom de pão foi fazendo os amigos chegarem. Todos ficaram com água na boca.

   Então a galinha ruiva disse:

   – Quem foi que me ajudou a colher o milho, preparar o milho, para fazer o pão?

   Todos ficaram bem quietinhos. (Ninguém tinha ajudado.)

   – Então quem vai comer o delicioso pão de milho sou eu e meus pintinhos. Vocês podem continuar a descansar olhando.

   E assim foi: a galinha e seus pintinhos aproveitaram a festa, e nenhum dos preguiçosos foi convidado.

 

Compreensão de texto

1)    Qual é o título do texto?

R.:

 

2)    Quais são os personagens da história?

R.:

 

3)    Onde se passa esta história?

R.:

 

4)    O que foi que a galinha encontrou?

R.:

 

5)    O que ela resolveu fazer com isso? E por quê?

R.:

 

6)    Por que a galinha pediu a ajuda dos amigos? O que aconteceu?

R.:

 

7)    Quando a galinha fez seu pão ela o que aconteceu?

R.:

 

8)    Você concorda com a atitude da galinha? Justifique sua resposta.

R.:

 

9)    Circule no texto acima os verbos.

 

10) Faça uma ilustração da história.

 

 

Por ACESSABER

5 comentários

Renan F Lima 2 de julho - 15:36

Gostei dos textos trabalhei com eles em sala de Recursos.

Responder
maria consuelo de lima magalhaes 18 de julho - 21:05

gostei muito dos textos e da atividades

Responder
maria consuelo de lima magalhaes 18 de julho - 21:06

gostei muitos dos textos e das atividades

Responder
roberta kelly marcelo rodrigues 15 de agosto - 20:09

gostei muito das atividades,vou trabalhar com meus alunos.

Responder
Equipe Acessaber 21 de agosto - 11:20

Obrigada Roberta

Responder

Deixe um Comentário