Início Série6º ano Atividade de português: Tempos verbais – 6º ano

Atividade de português: Tempos verbais – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada aos alunos do sexto ano, sobre os tempos verbais. Tempo pretérito, tempo presente e tempo futuro! Vamos estudá-los? Para tal, responda às variadas questões que exploram os tempos verbais no texto Brasil vai retirar 144 mil toneladas de açúcar dos alimentos até 2022.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Brasil vai retirar 144 mil toneladas de açúcar dos alimentos até 2022

   O Brasil irá diminuir a quantidade de açúcar em bolos, biscoitos recheados, bebidas açucaradas, achocolatados e produtos lácteos. 

    No acordo estabelecido entre o Ministério da Saúde e as associações do setor de alimentos, o país se comprometeu a tirar 144 mil toneladas de açúcar dos alimentos até 2022 – a quantidade equivale ao peso de 24 mil elefantes.

    Com isso, o Brasil se torna um dos primeiros países do mundo a adotar ações para diminuir a quantidade de açúcar dos alimentos industrializados.

    O principal objetivo do acordo é reduzir o número de doenças causadas pelo grande consumo de açúcar, como é o caso da diabetes, hipertensão e obesidade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, os brasileiros ingerem, por dia, o equivalente a 18 colheres de chá de açúcar, embora o recomendável seja 12.

    Alguns especialistas, no entanto, afirmam que a medida não é o suficiente para resolver o problema, já que a taxa de açúcar que será retirada da composição dos alimentos será muito pequena e não fará grande diferença na dieta dos brasileiros.

    Como solução, eles indicam aumentar o preço dos alimentos que fazem mal à saúde e ensinar a população a analisar rótulos (tabela que fica na embalagem do produto e mostra a sua composição).

Disponível em: <https://jornaljoca.com.br>.

 

Questões

 

Questão 1 – Em “Brasil vai retirar 144 mil toneladas de açúcar dos alimentos até 2022 […]”, a expressão grifada corresponde ao verbo:

(     ) “retirou”

(     ) “retira”

(     ) “retirará”

 

Questão 2 – No trecho “Com isso, o Brasil se torna um dos primeiros países do mundo […]”, o verbo no presente “torna” indica:

(     ) um fato certo.

(     ) um fato possível.

(     ) um fato duvidoso.

 

Questão 3 – Na passagem “[…] os brasileiros ingerem, por dia, o equivalente a 18 colheres de chá de açúcar […]”, o verbo no presente “ingerem” poderia ser substituído por:

(     ) produzem

(     ) distribuem

(     ) consomem

 

Questão 4 – Na frase “Alguns especialistas, no entanto, afirmam que a medida não é o suficiente […]”, o verbo no presente “afirmam” expressa:

(     ) uma ação de “Alguns especialistas”.

(     ) um estado de “Alguns especialistas”.

(     ) uma característica de “Alguns especialistas”.

 

Questão 5 – Na oração “[…] será muito pequena […]”, a que se refere o verbo no futuro “será”?

 

 

Questão 6 – No segmento “Como solução, eles indicam aumentar o preço dos alimentos […]”, o sujeito do verbo no presente “indicam” retoma:

(     ) “o Ministério da Saúde e as associações do setor de alimentos”

(     ) “Alguns especialistas”

(     ) “os brasileiros”

 

Questão 7 – Identifique o tempo do verbo sublinhado, relacionando conforme a orientação:

(  1  ) Tempo pretérito

(  2  ) Tempo presente

(  3  ) Tempo futuro

 

(     ) “[…] o país se comprometeu a tirar 144 mil toneladas de açúcar […]”

(     ) “[…] não fará grande diferença na dieta dos brasileiros.”

(     ) “[…] o preço dos alimentos que fazem mal à saúde […]”

(     ) “[…] tabela que fica na embalagem do produto […]”

 

Questão 8 – Pode-se afirmar que os verbos, analisados ao longo das questões acima, compõem um texto cujo objetivo é:

(     ) noticiar um fato.

(     ) divulgar um evento.

(     ) debater um assunto.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

10 comentários

RAQUEL 16 de agosto - 18:29

AS ATIVIDADES DE VOCÊS SÃO SEMPRE MUITO BOAS! BRIGADA!

Responder
Denyse Lage Fonseca 22 de agosto - 19:53

Olá, Raquel!

Ficamos muito felizes com a sua opinião sobre as nossas atividades!

Muito obrigada por interagir conosco!

Volte sempre!

Denyse

Responder
Maria Raquel Sena Rabelo 23 de setembro - 21:38

Adoro esse site ! Sempre com atividades interessantes e claras.

Responder
Denyse Lage Fonseca 29 de setembro - 19:20

Olá, Maria Raquel!

Muito gratificantes e motivadoras as suas palavras sobre as nossas atividades!

Agradecemos-lhe a presença!

Volte sempre!

Denyse

Responder
laura 7 de agosto - 23:25

gostei amei to estudando

Responder
Denyse Lage Fonseca 13 de agosto - 21:35

Oi, Laura!

Que bom que gostou da atividade!

Muito obrigada pela presença!

Volte sempre!

Denyse

Responder
Simone Castro 19 de outubro - 16:40

Adoro as sugestões de vocês!!!!

Responder
Denyse Lage Fonseca 19 de outubro - 20:04

Olá, Simone!

Adoramos saber disso!

Muito obrigada pelo registro de seu valioso comentário!

Volte sempre!

Denyse

Responder
Alba Célia Pinto de Almeida 10 de dezembro - 9:31

Gosto muito das atividades que vocês elaboram, é de fácil entendimento. Muito obrigada.

Responder
Denyse Lage Fonseca 10 de dezembro - 15:47

Olá, Alba!

Que bom! Ficamos muito felizes!

Agradecemos a presença e o comentário!

Volte sempre!

Denyse

Responder

Deixe um Comentário