Início Série9º ano Atividade de português: Sinais de pontuação – 9º ano

Atividade de português: Sinais de pontuação – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada aos alunos do nono ano, sobre os sinais de pontuação. Ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgula, travessão, reticências… Vamos estudá-los? Para tal, responda às variadas questões que exploram os sinais de pontuação no texto O pingo d’água, presente no livro O Saci, escrito por Monteiro Lobato!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

O pingo d’água

    — Parem com esse pingo d’água! – berrou a bruxa.

    O Saci deu uma risada de escárnio.

    — Parar? Tinha graça! Já arrumei tudo, de modo que o pingo pingue durante cem anos.

    — Parem com esse pingo que está me pondo louca! Tenha dó de uma pobre velha…

    — Pobre velha! Quem não a conhece que a compre, bruxa de uma figa! Só pararemos com a água se você nos contar o que fez de Narizinho.

    — Hum! – exclamou a bruxa.

    — Pois se sabe, desembuche. E nada de tentar enganar-nos. É ir dizendo onde está a menina o mais depressa possível.

    — Farei o que quiserem, mas primeiro hão de desviar de minha testa este maldito pingo que me está deixando louca.

LOBATO, Monteiro. “O Saci”. São Paulo: Globo, 2007. (Fragmento).

 

Questões

 

Questão 1 – Na passagem “— Parar?”, o ponto de interrogação indica uma pergunta feita:

(     ) pela bruxa.

(     ) pelo Saci.

(     ) pela Narizinho.

 

Questão 2 – Na parte “Já arrumei tudo, de modo que o pingo pingue durante cem anos.”, a vírgula separa uma oração que completa o sentido da primeira, exprimindo:

(     ) causa

(     ) finalidade

(     ) consequência

 

Questão 3 – Em “Tenha dó de uma pobre velha…”, as reticências encerram uma frase:

(     ) optativa

(     ) imperativa

(     ) imprecativa

 

Questão 4 – No trecho “— Pobre velha!”, o ponto de exclamação foi empregado para exprimir:

(     ) uma ironia do Saci.

(     ) uma surpresa do Saci.

(     ) uma compaixão do Saci.

 

Questão 5 – No segmento “Quem não a conhece que a compre, bruxa de uma figa!”, a vírgula desempenha a função de:

(     ) separar um aposto.

(     ) separar um vocativo.

(     ) separar um adjunto adverbial.

 

Questão 6 – O período “Só pararemos com a água se você nos contar o que fez de Narizinho.”, fechado pelo ponto final, apresenta:

(     ) duas orações

(     ) três orações

(     ) quatro orações

 

Questão 7 – Em “— Hum! – exclamou a bruxa.”, o ponto de exclamação foi usado depois de:

(     ) uma interjeição

(     ) uma frase exclamativa

(     ) uma locução interjetiva

 

Questão 8 – Na frase “— Pois se sabe, desembuche.”, a vírgula separa um verbo que expressa:

(     ) um pedido do Saci.

(     ) uma ordem do Saci.

(     ) uma súplica do Saci.

 

Questão 9 – No trecho “— Farei o que quiserem, mas primeiro hão de desviar de minha testa […]”, o travessão anuncia:

(     ) uma suposição feita pela bruxa.

(     ) uma condição imposta pela bruxa.

(     ) uma comparação estabelecida pela bruxa.

 

Questão 10 – Os sinais de pontuação, analisados anteriormente, compõem um texto:

(     ) ficcional

(     ) científico

(     ) jornalístico

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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