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Atividade de português: Pretérito imperfeito – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, com questões que propõe o estudo do pretérito imperfeito. Você sabe identificar o verbo flexionado nesse tempo verbal? E você sabe a função que ele desempenha no contexto comunicativo? Vamos aprender? As questões são com base no conto Um homem superior, escrito por Machado de Assis

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Um homem superior

    Após uma noite de insônia, saiu Clemente Soares da casa em que morava, na Rua da Misericórdia, e entrou a caminhar à toa pelas ruas da cidade.

    Eram quatro horas da manhã.

    Os homens do gás começavam a apagar os lampiões, e as ruas, ainda não bem alumiadas pela aurora, que apontava apenas, apresentavam um aspecto lúgubre. Clemente caminhava lento e pensativo. De quando em quando abalroava nele uma quitandeira que se dirigia para as praças do mercado com o cesto ou o tabuleiro à cabeça, acompanhada de um preto que levava outro cesto e a barraca. Clemente parecia despertar dos seus devaneios, mas recaía logo neles até nova interrupção.

    À proporção que o céu clareava, abriam-se as portas dos botequins, para fazer concorrência aos vendedores de café ambulantes que desde a meia-noite percorriam a cidade em todos os sentidos. Ao mesmo tempo começavam a passar os trabalhadores dos arsenais atroando as ruas com os seus grossos tamancos. Não poucos entravam nos botequins e aqueciam o estômago.

    Os entregadores dos jornais concluíam a sua tarefa com aquela precisão de memória que sempre invejei a esses funcionários da imprensa. As tavernas abriam as suas portas e ornavam os portais com as amostras do uso. Daí a pouco era completamente dia; já a cidade começava a levantar-se toda; numerosas pessoas transitavam a rua; as lojas de todo gênero abriam as suas portas… Era dia.

    Clemente Soares não deu fé de toda esta gradual mudança; continuou a andar à toa, até que, cansado, foi ter à Praia de Santa Luzia, e aí ficou a olhar para o mar.

    […]

ASSIS, Machado de. “Obra completa em quatro volumes: Volume 2”. Nova Aguilar, 2008.

 

Questões

Questão 1 – O texto acima em fins:

a) literários

b) religiosos

c) jornalísticos

d) científicos

 

Questão 2 – No segmento “[…] percorriam a cidade em todos os sentidos..”, o verbo no pretérito imperfeito “percorriam” tem como sujeito:

a) “os homens do gás”.

b) “os vendedores de café ambulantes”.

c) “os trabalhadores dos arsenais”.

d) “os entregadores dos jornais”.

 

Questão 3 – “As tavernas abriam as suas portas e ornavam os portais com as amostras do uso”. Indique verbos que poderiam ocupar o lugar de “ornavam” nessa parte do texto:

R:

 

Questão 4 – No trecho “Clemente caminhava lento e pensativo.”, o verbo no pretérito imperfeito introduz uma sequência com função:

a) pronominal

b) adjetiva

c) adverbial

d) substantiva

 

Questão 5 – Levando-se em consideração o uso do pretérito imperfeito, transforma-se a oração “[…] abriam-se as portas dos botequins […]” para a voz ativa em:

a) “[…] as portas dos botequins eram abertas […]”

b) “[…] as portas dos botequins seriam abertas […]”

c) “[…] as portas dos botequins foram abertas […]”

d) “[…] as portas dos botequins são abertas […]”

 

Questão 6 – Sublinhe os verbos no pretérito imperfeito que compõem as frases a seguir:

a) “De quando em quando abalroava nele uma quitandeira que se dirigia para as praças […]”

b) “Clemente parecia despertar dos seus devaneios, mas recaía logo neles até nova interrupção.”

c) “Daí a pouco era completamente dia; já a cidade começava a levantar-se toda […]”

d) “[…] numerosas pessoas transitavam a rua […]”

 

Questão 7 – Pode-se concluir que o emprego do pretérito imperfeito, ao longo do texto, aponta para fatos:

a) improváveis.

b) concluídos.

c) previsíveis.

d) inacabados.

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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