Atividade de português, voltada para os alunos do 8º ano, apresenta questões sobre numerais, empregados na construção do texto que responde à pergunta Por que os japoneses vieram ao Brasil?.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta atividade em:
- Word: Atividade de português: Questões sobre numerais – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Questões sobre numerais – 8º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Questões sobre numerais – 8º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Por que os japoneses vieram ao Brasil?
E por que, agora, seus descendentes estão indo para o Japão?
No início do século 20, as lavouras de café brasileiras precisavam de mão de obra. A saída do governo brasileiro foi atrair imigrantes. O momento não podia ser melhor para os japoneses – lá, o desemprego bombava por causa da mecanização da lavoura. Outro motivo que facilitou a vinda deles foi um tratado de amizade que Brasil e Japão tinham acabado de assinar.
Aí, a situação se inverteu: o Japão se transformou em uma potência e, lá pela década de 80, ficou difícil bancar a vida no Brasil por causa da inflação e do desemprego. Os netos e bisnetos dos imigrantes japoneses enxergaram, então, uma grande chance de se dar bem e foram em massa para o Japão. Até 2006, a comunidade brasileira no país já havia alcançado 313 pessoas.
“Revista Capricho”, nº 1045 maio/2008 p. 94.
Questão 1 – A finalidade do texto lido é:
Questão 2 – Em “Até 2006, a comunidade brasileira […]”, o numeral grifado classifica-se como:
a) ordinal
b) fracionário
c) cardinal
d) multiplicativo
Questão 3 – O numeral identificado na questão anterior indica:
a) uma quantidade exata.
b) um aumento proporcional.
c) uma posição exata.
d) uma diminuição proporcional.
Questão 4 – Identifique o período de tempo a que corresponde os numerais coletivos grifados:
a) “No início do século 20 […]”:
b) “[…] e, lá pela década de 80 […]”:
Questão 5 – Na passagem “Aí, a situação se inverteu: o Japão se transformou em uma potência […]”, o termo sublinhado funciona como numeral?
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.