Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, visa ao aprendizado dos pronomes pessoais. As variadas questões propostas baseiam-se no texto É preciso se levantar cedo?, escrito por Jean-Claude Carrière.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Pronomes pessoais – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Pronomes pessoais – 8º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Pronomes pessoais – 8º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
É preciso se levantar cedo?
A partir do momento em que a lógica popular desenrola diante de nós sua sequência de surpresas, é inevitável que vejamos surgir a figura do grande contador de histórias turco, Nasreddin Hodja. Ele é o mestre nessa matéria. Aos seus olhos, a vida é um despropósito coerente, ao qual é fundamental que nós nos acomodemos.
Desse modo, quando era jovem ainda, seu pai um dia lhe disse:
– Você devia se levantar cedo, meu filho.
– E por quê, pai?
– Porque é um hábito muito bom. Um dia eu me ______________ ao amanhecer e encontrei um saco de ouro no meu caminho.
– Alguém o tinha perdido na véspera, à noite?
– Não, não – disse o pai. – Ele não estava lá na noite anterior. Senão eu teria percebido ao voltar para casa.
– Então – disse Nasreddin –, o homem que perdeu o ouro tinha se levantando ainda mais cedo. Você está vendo que esse negócio de levantar cedo não é bom para todo mundo.
CARRIÈRE, Jean-Claude. O círculo dos mentirosos: contos filosóficos do mundo inteiro. São Paulo: Códex, 2004.
Questões
Questão 1 – O texto acima atende à finalidade de:
a) noticiar um fato.
b) fazer refletir.
c) debater um assunto.
d) dar uma instrução.
Questão 2 – O termo em destaque funciona como pronome pessoal em:
a) “A partir do momento em que a lógica popular desenrola diante de nós […]”
b) “Aos seus olhos a vida é um despropósito coerente […]”
c) “– Alguém o tinha perdido na véspera, à noite?”
d) “Você está vendo que esse negócio de levantar cedo não é bom para todo”
Questão 3 – Na passagem “– Ele não estava lá na noite anterior.”, o pronome pessoal “Ele” retoma:
a) “meu filho”.
b) “um saco de ouro”.
c) “o pai”.
d) “o homem”.
Questão 4 – Assinale a alternativa em que o pronome pessoal sublinhado desempenha a função de complemento do sujeito da frase:
a) “Ele é o mestre nessa matéria.”
b) “[…] ao qual é fundamental que nós nos acomodemos.”
c) “Desse modo, quando era jovem ainda, seu pai um dia lhe disse […]”
d) “Senão eu teria percebido ao voltar para casa.”
Questão 5 – Aponte o referente do pronome pessoal presente na frase assinalada acima:
R:
Questão 6 – No segmento “– Alguém o tinha perdido na véspera, à noite?”, o termo grifado classifica-se como:
a) artigo definido.
b) pronome pessoal do caso reto.
c) substantivo.
d) pronome pessoal do caso oblíquo.
Questão 7 – “[…] é inevitável que vejamos surgir a figura do grande contador de histórias turco […]. Marque o pronome pessoal omitido nessa passagem do texto:
a) eu
b) nós
c) vós
d) eles
Questão 8 – Tendo em vista o contexto, o espaço indicado com um traço deve ser preenchido com o verbo:
a) levantei
b) levantava
c) levantaria
d) levanto
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.