Início Série8º ano Atividade de português: Conjunções no texto sobre o planeta Vênus – 8º ano

Atividade de português: Conjunções no texto sobre o planeta Vênus – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada aos alunos do oitavo ano, explora as conjunções. Que tal entender os efeitos de sentido gerados por elas? Para isso, responda às questões com base no texto Qual é o planeta mais quente do sistema solar? Será o planeta Mercúrio, que está mais perto do Sol? Ou será o planeta Vênus, o segundo mais perto do Sol? Descubra!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Qual é o planeta mais quente do sistema solar?

    O planeta mais próximo do Sol é Mercúrio. ___________, muitas pessoas acham que é este o planeta mais quente. No entanto, o planeta mais quente é Vênus, o segundo mais próximo do Sol.

    A razão é que Vênus possui uma atmosfera muito densa, que retém o calor e faz com que a temperatura média no planeta seja de 450 graus.

    Trata-se de um efeito estufa similar ao verificado na Terra, embora muito mais intenso, devido ao dióxido de carbono na atmosfera de Vênus, que se encontra em grande quantidade.

Disponível em: <http://www.ebc.com.br>.

 

Questões

 

Questão 1 – Preste atenção no contexto acima. Em seguida, identifique a alternativa em que o espaço, indicado no texto, foi preenchido corretamente com uma conjunção:

(     ) “Por isso, muitas pessoas acham que é este o planeta mais quente.”

(     ) “Mas também, muitas pessoas acham que é este o planeta mais quente.”

(     ) “Contudo, muitas pessoas acham que é este o planeta mais quente.”

 

Questão 2 – Na passagem “No entanto, o planeta mais quente é Vênus, o segundo mais próximo do Sol.”, a conjunção sublinhada é:

(     ) conclusiva

(     ) explicativa

(     ) adversativa

 

Questão 3 – Grife a conjunção que compõe esta parte do texto:

“[…] que retém o calor e faz com que a temperatura média no planeta seja de 450 graus.”

 

Questão 4 – A conjunção grifada anteriormente desempenha a função de ligar:

(     ) fatos que se contrastam.

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

 

Questão 5 – Assinale o fragmento que é introduzido por uma conjunção:

(     ) “[…] embora muito mais intenso […]”

(     ) “[…] devido ao dióxido de carbono na atmosfera de Vênus […]”

(     ) “[…] que se encontra em grande quantidade.”

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário