Início Atividades Atividade de português: Advérbios de intensidade – 8º ano

Atividade de português: Advérbios de intensidade – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada aos alunos do oitavo ano, propõe o estudo dos advérbios de intensidade. Vamos entender o funcionamento deles na construção do texto Do bonde ao automóvel? Então, responda às questões!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Do bonde ao automóvel

    Depois das primeiras locomotivas, veio o bonde, um veículo elétrico muito usado para o transporte público. No Brasil, o bonde foi muito comum nas principais cidades. Hoje, poucos ainda funcionam. O mais charmoso deles é o que vai até o alto do bairro de Santa Tereza, no Rio de Janeiro. É um passeio superlegal, experimente!

    Em 1863, surgiu o metrô. Foi uma revolução e tanto. Afinal, os vagões do metrô andavam por baixo da terra! Hoje, nas grandes cidades, o metrô é a melhor forma de transporte, porque não polui o ar e com ele você fica longe dos terríveis congestionamentos de trânsito.

    Mas, em matéria de transporte, o grande passo mesmo foi dado pelo alemão Karl Benz, que inventou o carro, em 1885. Mas era tão caro, tão caro, que só em 1908 as pessoas puderam começar a comprá-lo.

Disponível em: <http://www.canalkids.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique a frase que apresenta um advérbio que indica intensidade:

(     ) “O mais charmoso deles é o que vai até o alto do bairro de Santa Tereza […]”

(     ) “Hoje, nas grandes cidades, o metrô é a melhor forma de transporte

(     ) “[…] em matéria de transporte, o grande passo mesmo foi dado pelo alemão Karl Benz […]”

 

Questão 2 – O advérbio de intensidade, identificado acima, modifica o sentido de:

(     ) um verbo

(     ) um advérbio

(     ) um adjetivo

 

Questão 3 – Em “No Brasil, o bonde foi muito comum nas principais cidades.”, o advérbio “muito”:

(     ) complementa o sentido do adjetivo “comum”.

(     ) intensifica o sentido do adjetivo “comum”.

(     ) explica o sentido do adjetivo “comum”.

 

Questão 4 – No último período do texto, o advérbio “tão” intensifica o sentido do adjetivo “caro”, que tem como referente:

(     ) “o bonde”

(     ) “o metrô”

(     ) “o carro”

 

Questão 5 – Na parte “[…] um veículo elétrico muito usado para o transporte público.”, o advérbio sublinhado intensifica o sentido de um verbo na forma de:

(     ) infinitivo                                       

(     ) particípio                                          

(     ) gerúndio

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário