Atividade de Português, indicada para estudantes do sexto ou sétimo ano do ensino fundamental, com conteúdo explicativo sobre as conjunções aditiva, condicional, temporal, causal e adversativa . A atividade ainda propõe leitura e interpretação de tirinha e da música : O Close da cantora Vanessa Veríssimo.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
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- Word: Atividade de português : A conjunção – 6º ou 7º ano – Modelo editável
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- Gabarito: Atividade de português : A conjunção – 6º ou 7º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Conjunção
O Close – Vanessa Veríssimo
Quando eu te conheci
Me vieram tantos sonhos
Vi nascer dentro de mim
Sentimentos tão estranhos
O Amor pairando no ar
Feito o sol do amanhecer
Tanto brilho em seu sorriso
Dei um close em você
Meu olhar em seu olhar
Refletia no espelho
Balançou meu coração
Com a cor de um tom vermelho
Quis dizer I Love you
Mas não consegui
Eu fiquei imóvel
Vendo o vento te levar, se eu fosse uma folha com o vento eu também poderia ir
Como eu fui deixar acontecer assim
Estava aqui ao lado tão perto de mim
Esse amor que brilha cada dia mais
Mas às vezes falo com meu coração, ele diz que o tempo é a solução
O que o vento leva o mesmo vento traz
https://www.letras.mus.br/carinha-de-anjo/o-close/
A conjunção
Observe as frases:
“Quis dizer I Love you, mas não consegui…”
“Esse amor que brilha cada dia mais…”
Se eliminarmos as palavras destacadas , as frases perderão grande parte do sentido, veja:
“Quis dizer I Love you, não consegui…”
“Esse amor brilha cada dia mais…”
Isso acontece porque essas palavras são os elos entre as orações, servindo, por consequência , para reuni-las no enunciado. Elas pertencem à classe das conjunções.
A conjunção também liga orações expressando ideias diversas.
Observe a diferença de sentido provocada pelas conjunções nas frases a seguir:
Comi maçã e bebi um suco gelado.
Nesse exemplo, a conjunção e indica que uma afirmação foi adicionada a outra. Comi maça + bebi um suco gelado. Como a ideia é de adição, trata-se de uma conjunção aditiva.
“Quis dizer I Love you, mas não consegui…”
Nesse exemplo, mas indica que há uma oposição entre o que o eu poético quis dizer ( I love you) e o que aconteceu (não conseguir). Há uma quebra de expectativa. Esta é uma conjunção adversativa, isto é, que indica um fato adverso, contrário ao que se esperava.
“Quando eu te conheci…”
A conjunção quando localiza no tempo o momento em que o eu lírico conheceu o ser amado. Essa conjunção é classificada como temporal.
“…ele diz que o tempo é a solução…”
Nesse caso, a conjunção que indica a causa para a solução dos problemas. Porque o tempo é a solução de tudo. Trata-se da conjunção causal.
“… se eu fosse uma folha com o vento eu também poderia ir…”
A conjunção se indica uma condição para o eu lírico ir com o vento. Qual era a condição para o eu lírico ir com o vento? Era preciso ser uma folha. Essa conjunção é classificada como condicional.
Ao criar as frases, escolhemos as conjunções de acordo com o sentido que desejamos dar a elas.
Questões
1) Qual é o tema da canção?
R:
2) De acordo com a canção, qual é a solução para acabar com o sofrimento amoroso do eu lírico?
R:
Texto para à questão 03
3) No segundo e no terceiro quadrinho podemos observar o uso de conjunções, como elas são classificadas, respectivamente?
a) ( ) aditiva e temporal
b) ( ) adversativa e temporal
c) ( ) causal e condicional
d) ( ) causal e temporal
4) Classifique as conjunções abaixo:
a) Queria ir ao cinema, mas choveu muito ontem.
b) Não pude ir ao cinema, porque choveu muito ontem.
c) O povo sairia às ruas se o Rei desfilasse.
d) Quando eu for ao shopping irei comer no McDonald’s.
e) O Rei saía às ruas e desfilava.
( )aditiva
( ) condicional
( )adversativa
( )temporal
( ) causal
Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras e Pedagogia e pós-graduada em Educação Especial
3 comentários
Na oração: “Ele diz que o tempo é a solução” acho que houve um engano (ou o engano é meu?). A oração “que o tempo é a solução” não seria substantiva objetiva direta, já que o verbo dizer é transitivo direto?
Obrigada pelo esclarecimento que poderei ter.
Parabéns pelas atividades.
Maria das Graças
Adoooooooooooooooooro esse material.
Muito bom, seu site! Valeu !