Início Série5º ano Interpretação de texto: Lampião e Lancelote – 5º ano

Interpretação de texto: Lampião e Lancelote – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “Lampião & Lancelote”. Vamos ler o texto que nos apresenta esse livro? Depois, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

“Lampião & Lancelote”

    Um encontro inusitado entre o mais temível cavaleiro da Távola Redonda do Rei Arthur e o cangaceiro mais perigoso do Brasil. É com essa trama que o reconhecido autor-ilustrador Fernando Vilela constrói um fantástico duelo entre culturas e tradições que dialogam de forma poética, tanto através do texto quanto das imagens.

    A história começa quando Lancelote é enganado pela grande feiticeira Morgana e vai parar no meio do sertão nordestino. Lá ele dá de cara com Lampião e tem início o confronto. Primeiro com palavras, depois com lutas, depois com danças (e a participação de Maria Bonita, da rainha Guinevere e do mago Merlin).

    Mesclando e contrastando linguagens e universos, Vilela utiliza a rima do cordel nas falas e descrições dos personagens e a narrativa épica medieval para a viagem de Lancelote. Nas ilustrações, referências como xilogravuras e registros fotográficos para o cangaço e pinturas renascentistas e armaduras de época para a Távola Redonda. Tudo realçado pelo trabalho magnífico e impactante de cor – o cobre evocando figurino e adereços do cangaceiro e o prata aludindo aos do cavaleiro.

    Uma narrativa mágica feita de textos poéticos, choque de culturas e ilustrações deslumbrantes.

Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/>. (Com corte).

 

Questões 

Questão 1 – Releia:

“Um encontro inusitado entre o mais temível cavaleiro da Távola Redonda do Rei Arthur e o cangaceiro mais perigoso do Brasil.”

O texto refere-se à história do livro:

 

Questão 2 – Quem escreveu o livro identificado acima?

 

 

Questão 3 – Segundo a história, Lancelote “vai parar no meio do sertão nordestino”, pois:

(     ) “tem início o confronto”.

(     ) “dá de cara com Lampião”.

(     ) “é enganado pela grande feiticeira Morgana”.

 

Questão 4 – Identifique o trecho em que o adjetivo grifado exprime uma opinião:

(     ) “[…] a narrativa épica medieval para a viagem de Lancelote.”

(     ) “[…] xilogravuras e registros fotográficos para o cangaço […]”

(     ) “Tudo realçado pelo trabalho magnífico e impactante de cor […]”

 

Questão 5 – Observe:

“Primeiro com palavras, depois com lutas, depois com danças (e a participação de Maria Bonita, da rainha Guinevere e do mago Merlin).”

Esse fragmento:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 6 – Na parte “Mesclando e contrastando linguagens e universos […]”, o verbo destacado tem mesmo sentido de:

(     ) “Criando”.

(     ) “Misturando”.

(     ) “Transformando”.

 

Questão 7 – Na passagem “[…] pinturas renascentistas e armaduras de época para a Távola Redonda.”, o termo sublinhado indica:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

Questão 8 – Em “Uma narrativa mágica feita de textos poéticos, choque de culturas e ilustrações deslumbrantes.”, o texto:

(     ) faz um apelo.

(     ) faz um pedido.

(     ) faz um convite.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário