Projeto interdisciplinar com músicas. Este projeto visa trabalhar a criatividade, a autoestima, o individual, o lúdico, o senso crítico, a sensibilidade, entre outros aspectos relevantes que, contribuem para a melhoria da aprendizagem do educando. É possível desenvolvê-lo em todas as séries, basta adaptá-lo.
Esta atividade está disponível para download em modelo editável do Word e pronto para impressão em PDF.
Baixe esta atividade em:
- Word:Projeto Interdisciplinar com músicas- Vem cantar comigo! – Modelo editável
- PDF:Projeto Interdisciplinar com músicas- Vem cantar comigo! – Pronta para imprimir
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
PROJETO INTERDISCIPLINAR: Vem cantar comigo!
Responsáveis pelo projeto:
Disciplinas envolvidas: Literatura, Língua Portuguesa, História, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física.
Período:
Público Alvo: Estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
1.Justificativa
A música por ser uma das formas de expressão mais utilizada pelo ser humano também tem em seu fazer humanamente os aspectos integrador e transformador; pois auxilia o ser humano no desenvolver de suas potencialidades, auxilia no cultivo da sensibilidade, da criatividade, da percepção de acontecimentos antigos e contemporâneos, no imaginativo, na liberdade de experimentar sensações transcendentais, no respeito pelo novo e pelo diferente, na construção do conhecimento com autonomia e na responsabilidade individual e integral. Portanto a música possibilita um estudo aprofundado e prazeroso capaz de contribuir para o ensino de valores como diversidade e cidadania.
2.Objetivos Gerais
Por ser uma linguagem universal usada para o processo de comunicação, inspiração e entretenimento, a música possibilita o estímulo a função cognitiva, a emoção, a audição entre outros fatores importantes capazes de transformar as informações em conhecimentos significativos para o educando.
Esse projeto visa trabalhar com a música em diversos estilos, com temáticas que contribuam para a melhoria da autoestima, para o despertar à valorização e o respeito às diferenças individuais, para a construção da harmonia, para a melhoria da indisciplina, para a melhoria da concentração, da criticidade, da criatividade, outros aspectos relevantes a melhoria do processo ensino-aprendizagem do educando.
2.1 Objetivo Específico
– Trabalhar na teoria e na prática propostas educacionais que relacionem a dança e a música á várias disciplinas do currículo.
– Promover a autoestima, a criticidade, a criatividade e o gosto pela leitura e interpretação.
– Promover a leitura e a interpretação de textos narrativos – gênero: música.
– Trabalhar com a música visando como eixo principal o desenvolvimento da criticidade.
– Despertar o prazer pela leitura através de diversas fontes bibliográficas;
– Trabalhar os seguintes elementos na composição das sequências de movimentos: espaço-geral e pessoal; direções; formas, tempo, velocidade, duração, aceleração, desaceleração, ritmo-andamento, duração, intensidade, repetição, pausa.
– Produzir textos nas tipologias e gêneros explorados, utilizando as mais variadas ferramentas tecnológicas.
– Ler diversidades de gêneros musicais, analisando as diferenças inerentes as suas estruturas, bem como tema proposto e analisar esses temas em uma ótica educativa.
– Confrontar opiniões e pontos de vistas as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
3.Metodologia
– Escuta, leituras e debates de textos do gênero narrativo música. Essas músicas deverão abordar temas relevantes possíveis à análises críticas e contribuir para estudo dos conteúdos que deverão ser aplicados no bimestre.
– Apreciação de vídeos musicais;
– Discussões e problematização sobre o vivido e o apreciado;
– Pesquisas biográficas (capas de discos, fotografias, etc) dos intérpretes das músicas trabalhadas no projeto e elaboração de narrativas históricas. Após as pesquisas e a produção da narrativa, os estudantes deverão elaborar um livro com o nome do projeto:” Vem cantar comigo!”. Esse livro deverá conter capa, contracapa, índice, as narrativas, a biografia de um intérprete das músicas utilizadas no projeto, uma música de cada intérprete com as atividades que foram desenvolvidas com ela, depoimentos dos estudantes sobre o projeto( O que gostou no projeto? O que mudaria? Onde falhamos? Onde acertamos? Em que esse projeto contribuiu na vida pessoal dele? A música da vida dele com texto explicativo.)
Competição musical- The voice kids- ( as cegas ou não) com jurados a serem selecionados pela coordenação. A divulgação do vencedor será no facebook da escola.
– Entrevista com o cantor ou grupo musical selecionado na biografia- esta entrevista deverá ocorrer via email ou skype.
– Ensaios de músicas para apresentações.
– Elaboração de atividades como: dança da cadeira, karaoquê e demais brincadeiras que envolvam músicas infantis com intuito de levantar a autoestima das crianças.
– Elaboração de um logotipo do projeto. Competição entre turmas para que seja elaborado esse logotipo. O logotipo deverá ser utilizado para personalizar copos que serão entregues aos estudantes vencedores das competições.
– Apresentação teatral – encenação de músicas.
– Competições entre equipes denominadas: Qual é a música? – Os estudantes divididos em equipes(cada uma com seu grito de guerra) deverão acertar a música selecionada pela professora. Ganha um ponto quem acertar uma música que contenha a palavra selecionada e ganha dois pontos quem acertar a música que a professora escolheu. O professor responsável pelo áudio toca a música escolhida.
– Competições entre participantes denominadas: Torta na cara – O competidor que errar a letra da música leva torta na cara e não marca ponto para a sua equipe.
– Produção de paródias e postagens no facebook da escola e nos grupos do whatsapp.
– A equipe que tiver mais pontos no final do projeto ganha um dia na lanchonete ou sorveteria.
– Finalização do projeto com show de talentos envolvendo apresentações musicais, danças, canto, encenações, entre outros.
Obs: a ideia é que as ações sejam divididas pelos professores envolvidos.
4.Materiais Utilizados
Rádio, DVDs, CDs, fotografias, STE, vídeos, balões coloridos, câmera digital, figurinos, projetor, TNT, EVA, Computador, papel sulfite, cartolina, pincel atômico, maquiagem, fita de cetim, pedaços de cano pvc , tinta de parede azul ( ou colorida), painel, pendrive, notebook, caixa de som, brinquedos, papelão, bola, cadeiras, microfone, pendrive, celular, entre outros.
5.Avaliação
Os estudantes serão avaliados processualmente de forma contínua no decorrer da aplicação do projeto por meio dos relatórios, das fotos e das filmagens.
6.Fontes:
Observação: segue abaixo as fontes as quais foram utilizadas para a adaptação do projeto.
http://www.protexto.com.br/texto.php?cod_texto=421
http://portal.unesco.org/culture/fr/files/9597/10904014563DANCA-ESCOLA.pdf/DANCA-ESCOLA.pdf
http://www.efdeportes.com/efd119/danca-na-escola.htm
http://www.google.com.br/imgres?q=dança
http://analiseletrasdemusica.blogspot.com.br/
7.Anexos
Lista de músicas que serão analisadas:
Música | Intérprete | Conteúdos |
Lista de compras | Amado Batista | Teatro |
Sou igualzinho a você | Amado Batista | Apresentação |
Amor pra Recomeçar | Frejat | Poesia-estrutura, leitura ,interpretação e produção textual. |
Veja bem, meu bem | Los Hermanos | Leitura e interpretação |
Assaltaram a gramática
| Paralamas do Sucesso | Ortografia, tipos de sujeito |
Borboletas | Vitor e Léo
| Tipos de Sujeito |
Amanheceu, peguei a viola | Renato Teixeira | Tipos de Sujeito |
Cálice | Chico Buarque de Holanda | Ditadura Militar, vocativo, figuras de linguagem |
Capital Inicial- | Fátima | Crítica- Debate- Comportamento humano |
Como dois animais | Alceu Valença | Naturalismo |
Vitória no deserto | Aline Barros | Conjunção, preposição e preposição |
Raridade | Anderson Freire | Conjunção, preposição e preposição |
Completo | Ivete Sangalo | Conjunção e preposição |
Deixe a menina | Chico Buarque de Holanda | Tipos de Linguagem- Culta e coloquial |
Faltando um pedaço | Djavan | Figuras de linguagem |
Ela Só Quer Paz | Projota | Estrutura de poema, leitura, interpretação, tipos de linguagem. |
Escurinha |
Geraldo Pereira e Arnaldo Passos |
Vocativo- Debate:preconceito racial |
Esquadros | Adriana Calcanhoto | Gênero carta- produção Leitura e interpretação, pesquisas. |
Fábrica
| Legião Urbana | Denúncia- leitura e interpretação- Segunda Guerra Mundial |
Flor e beija-flor | Henrique e Juliano- part. Marília Mendonça | Leitura, interpretação e produção de poema. |
Fruta boa
| Milton Nascimento e Fernando Brant | Leitura, interpretação e produção de texto. Figuras de linguagem-metáfora. |
Paciência | Lenine | Leitura, interpretação-reflexão. |
Pra não dizer que não falei das flores | Geraldo Vandré | Leitura e interpretação-desigualdade social |
Samba do Approach | Zeca Baleiro | Estrangeirismo |
Coração de Estudante | Milton Nascimento | Repressão militar |
Só Você | Fábio Junior | Análise, debate e produção textual |
Balada do Louco | Banda Mutantes | Leitura e interpretação |
Família | Titãs | Reflexão e ortografia |
Inútil | Ultraje à Rigor | Tipos de linguagem- política- denúncia |
Mais Uma Vez
| Legião Urbana | Reflexão-gênero poema |
Mama África
| Chico César | África, neologismo, tipos de linguagem e figuras de linguagem. |
Mentiras | Adriana Calcanhoto | Produção, leitura e interpretação- Histórias em quadrinhos |
Monte Castelo
| Legião Urbana | Introdução a Literatura-poemas, intertextualidade |
Mulheres de Atenas
| Chico Buarque de Holanda e Augusto Boal | Conotação, denotação, linguagem figurada, mitologia grega, estrutura de poema |
Choram as Rosas | Bruno e Marrone | Conotação e denotação |
Dois Rios | Skank | Conotação, denotação |
Se eu quiser falar com Deus | Gilberto Gil | Reflexão |
Nenhum motivo explica a guerra | Afroreggae | Produção de texto dissertativo, figuras de linguagem, Tema: guerra, análise da estrutura de um poema. |
Meu violão e o nosso cachorro | Simone e Simaria | Período simples e composto, gênero textual:biografia |
Vou Voando | Jorge e Mateus | Período simples e composto, gênero textual:biografia |
Pérola Negra | Daniela Mercury | Consciência Negra- leitura e interpretação |
Que país é esse? | Legião Urbana | Leitura e interpretação- Guerra Fria |
Samba do Arnesto | Adoniran Barbosa | Linguagem culta e coloquial |
Saudosa Maloca | Adoniran Barbosa | Variedade Linguística, pesquisas.produção de carta. |
Socorro | Arnaldo Antunes | Ambiguidade, figuras de linguagem, |
Sonhar | MC Gui | Reflexão- Leitura e interpretação. |
A noite | Tiê | Oxítona, Paroxítona e proparoxítona |
Tocando em frente | Almir Sater | Leitura , análise e reflexão |
Vilarejo | Marisa Monte | Arcadismo |
A paz | Gilberto Gil | Segunda Guerra |
Bandidos de terno Que país é esse? | Os seminovos Legião Urbana | Trovadorismo- cantigas de escárnio |
A Rosa de Hiroshima | Secos e molhados | Texto literário e não literário |
Sem ar | D’Black | Cantigas de amor-Trovadorismo |
Só você e eu Tanta saudade | Inimigos da Hp Wanessa Camargo | Cantigas de amigo-Trovadorismo |
Vossa Excelência Dona Gigi | Titãs Os caçadores | Cantigas de maldizer-Trovadorismo |
Eine kleine Nachtmusik” I. Allegro
| Mozart | Introdução ao Classicismo |
Symphony No.5
| Beethoven
| Introdução ao Classicismo |
Hymn for the weekend | Coudplay | Leitura e interpretação |
Sorry | Justin Bieber | Speaking and listening |
Certas Coisas | Lulu Santos | Conotação, denotação, figuras de linguagem |
Seio de Minas | Paula Fernandes | Gramática e ortografia |
Completo | Ivete Sangalo | Gramática |
Química | Biel | Conectivos textuais |
Trem bala | Ana Vilela | Gramática |
Dia Lugar e hora | Luan Santana | Gramática |
Loka | Simone Simaria e Anitta | Gramática |
Tem Little Indians | Wizard songs | Numbers |
Eu cresci | Maísa | Avaliação- conjunções |
Tô nem aí | Larissa Manoela | Oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas |
Coração embriagado | Wanessa Camargo | Literatura- Figuras de linguagem |
Além do Horizonte | Jota Quest | Leitura e interpretação |
Eu sei de cor | Marília Mendonça | Classicismo Figuras de linguagem |
She Will be loved | Marrom 5 | Passive and active Voice |
Lindo balão azul | Carinha de anjo | Gramática |
D you know where you´re going to | Marian Carey | Going to |
Try | Pink | Listening, reading, writing and speaking |
One last time | Ariana Grande | Listening, reading, writing and speaking |
Firework | Katy Perry | Listening, reading, writing and speaking |
Send my love | Adele | Listening, reading, writing and speaking |
We can hurt together | Sia | Musical bingo |
Don´t let me down | The Chainsmokers | Biography- Listening, reading, writing and speaking |
Anjo da internet | Maísa | Gramática |
Don´t worry , be happy | Bob Macferrin | Listening, reading, writing and speaking |
Skyline pigeon | Elton Jonh | Wh-question |
Dona Felicidade | Trem da alegria | Leitura e interpretação |
Celebration | Kool & The gang | Wh-question |
O que é amor pra você? | Marília Mendonça | Romantismo- Leitura, interpretação e produção textual |
Eu to com ismo | Maykow e Bruno- part. Marília Mendonça
| Alcoolismo na adolescência, pesquisa, leitura, interpretação, produção textual, formação de palavras. |
Hopeful | Bars & Melody | Bullying- pesquisa, leitura, interpretação , produção textual e bingo de palavras. |
Huptown girl | Billy Joel | Apresentação dos professores- abertura do evento. |
Roar | Katy Perry | Animals- listening and reading. |
Por Rosiane Fernandes Silva
4 comentários
Amo este site, há sempre atividades criativas para despertar o interesse dos alunos
Olá Claudia.
Ficamos felizes em saber que nosso conteúdo é interessante para você e seus alunos.
Obrigada!
Este site é ótimo! Já me auxiliou muito nas minhas aulas com as atividades disponíveis.
Amo esse site, sempre encontro atividades excelentes que ajudam muito no dia a dia na escola.