Projeto de História: Cantando História que visa desenvolver o senso crítico, a cidadania, a sensibilidade, a criatividade e a construção do conhecimento com autonomia. Este projeto pode ser desenvolvido com estudantes do oitavo e nono ano.
Esta atividade está disponível para download em modelo editável do Word e pronto para impressão em PDF.
Baixe esta atividade em:
- Word: Projeto de História : Cantando História – 8º e 9º ano – Modelo editável
- PDF: Projeto de História : Cantando História – 8º e 9º ano – Pronta para imprimir
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Projeto de Cantando Histórias
Responsável pelo projeto:
Cronograma:
Disciplina: História
Público Alvo:
Justificativa:
A música é uma das formas de expressão humana mais utilizada no mundo. Ela representa algo significativo, pois sempre estabelecemos relação de fases da nossa vida ou nossos sentimentos e emoções com uma canção.
Ao ouvirmos uma música, muitas vezes, conseguimos transformar nosso estado de espírito, esquecemos nossos problemas e passamos a vivenciar a história ouvida, e esta perdura por muito tempo na nossa mente.
Além disso, a música funciona como instrumento integrador e transformador que auxilia o ser humano a desenvolver suas potencialidades, a se conhecer melhor e a apreciar sua existência no mundo.
Dançar, cantar, se emocionar, rir, chorar, tocar um instrumento musical , enfim há muitas ações envolvidas com a música que contribuem para a cultura da sensibilidade, da criatividade, da criticidade , da construção do conhecimento com autonomia e da sociabilização.
O projeto “Cantando Histórias “ foi elaborado com intuito de promover uma aprendizagem prazerosa que visa contribuir para o desenvolvimento da consciência, da arte , da promoção da autoestima, da criatividade, da criticidade; além de contribuir para despertar a valorização e o respeito às diferenças individuais, construindo, com isso, a harmonia, a disciplina e a concentração no âmbito da Unidade Escolar, da família e da comunidade de modo geral.
Objetivos:
Promover a leitura e a interpretação de textos narrativos – gênero: música;
Trabalhar com a música visando como eixo principal o desenvolvimento da criticidade;
Produzir textos nas tipologias e gêneros explorados, utilizando as mais variadas ferramentas tecnológicas;
Ler diversidades de gêneros musicais, analisando o tema em uma ótica educativa;
Confrontar opiniões e pontos de vistas as diferentes linguagens e suas manifestações específicas;
Promover a autoestima, a criticidade, a criatividade, o gosto pela leitura e interpretação;
Promover o ato de cidadania;
Desenvolver habilidades relativas as TCIs;
Criar hábito de refletir sobre temas atuais.
Estratégia:
O professor irá levar para a sala de aula músicas com temas relevantes a acontecimentos ocorridos na política, na economia, na sociedade em geral para ouvir e discutir com os alunos. O aluno será levado a analisar e comparar acontecimentos antigos com os contemporâneos, e, assim criar subsídios para poder refletir e agir na sua própria história de vida. Após os estudantes deverão desenvolver atividades relativas à música estudada.
Em outro momento os alunos, com a orientação do professor e em grupos de 4 integrantes, deverão selecionar uma música que tenha um tema relevante e apresentar para a sala, explicando qual a crítica explícita e implícita na música escolhida e que momento da história ela representa. Ao final de cada apresentação o professor fará uma análise geral com a turma e abrirá espaço para que os estudantes possam opinar sobre o tema do dia.
Ao final do projeto os estudantes deverão elaborar um vídeo utilizando o software Viva Vídeo. Esses vídeos deverão conter imagens e uma música sobre um tema atual ocorrido na sociedade. Depois os vídeos deverão ser apresentados para a turma e debatidos. E posteriormente disponibilizados no facebook da escola para socialização à comunidade escolar.
Resultados esperados:
Espera-se que o aluno deixe de ser mero espectador e participe, ativamente, da história da sua vida e da comunidade.
Anexos:
Intérprete | Música | Tema |
Gabriel Pensador | Até quando? | Crítica social |
Legião Urbana | Perfeição | Crítica social |
Gabriel Pensador | Cachimbo da paz | Crítica social |
Gabriel Pensador | Racismo é burrice | Discriminação social |
Titãs | Miséria | Crítica social |
Milton Nascimento | Canção da América | Ditadura Militar |
Geraldo Vandré | Para não dizer que não falei das flores | Ditadura Militar |
Legião Urbana | Que país é esse? | Crítica política |
Plebe Rude | Voto em branco | Conscientização – eleições |
Legião Urbana | O mundo anda tão complicado | Crítica social |
Titãs | Homem Primata | Crítica ao capitalismo |
Titãs | Vossa excelência | Crítica política |
Biquine Cavadão | Zé ninguém | Crítica política |
RpM | Alvorada Voraz | Crítica política |
Caetano Veloso | Alegria, alegria | Ditadura Militar |
Zé Ramalho | Cidadão | Preconceito e discriminação |
Skank | Pacato cidadão | Crítica social e pessoal |
Skank | Esmola | Crítica Social |
Por Rosiane Fernandes Silva
8 comentários
ADOREI O PROJETO…
POSSO ADAPTAR PARA FAZER NA ESCOLA ONDE LECIONO?
Interessante posso adaptar pra realizar meu trabalho projeto de ensino em história
Interessante posso adaptar pra realizar meu trabalho projeto de ensino em história
trabalho maravilhoso!!!
Excelente e didático! Gostaria de receber por e-mail alguns modelos de projetos para ensino fundamental I e II, e também ensinou médio.
TAMBÉM GOSTARIA 🙂
projeto maravilhoso,onde fará nossos alunos conhecerem musicas e cantores desconhecidos por eles e aprender a interpretar momentos históricos através da musica.
Perfeito, vou trabalhar com meus alunos. E gostaria de receber se possível outros projetos para trabalhar com turmas do fundamental II leciono do sexto ao nono ano.