Início Relatórios e Fichas Plano de aula português – 1º ano – Ensino Médio

Plano de aula português – 1º ano – Ensino Médio

por Rosiane Fernandes

    Plano de aula de Português, direcionado para alunos do primeiro ano do ensino médio, para estudo dos temas: História da Língua Portuguesa, Conceito de Literatura, Língua e linguagem, Níveis da linguagem, Funções da Linguagem, Figuras de Linguagem.

    Esta atividade está disponível para download em modelo editável do word e pronto para impressão em PDF.

 

 

    Baixe esta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

 

Plano de Aula de português 

Nome do Professor:          

 

Disciplina: Língua Portuguesa

 

Período:  

 

Ano Referência:

 

Etapa Ensino: Ensino Médio

 

Ano/Fase/Modulo:  1º  Ano              Turmas:                 Turno:

 

Quantidade de aulas: 12           

                

Conteúdos: 

ORALIDADE

Variações linguísticas

Relato de opiniões, conhecimento por meio de argumentos verbais

Manutenção de um ponto de vista ao longo da fala

PRÁTICA DE LEITURA

Análise e reflexão das dificuldades da língua em textos orais e escritos

– significação vocabular, denotação e conotação, ideias primárias e secundárias, informações implícitas, explícitas e ambíguas, subentendidos, coerência textual, coesão referencial, coesão sequencial

Tipos de discurso

– verbos dicendi, discurso direto, discurso indireto

PRODUÇÃO DE TEXTO

Leitura e elaboração de textos, cujos gêneros estejam ligados à narração, considerando o destinatário, sua finalidade, seus espaços de circulação e as características dos gêneros propostos – narrativas de aventura, de ficção científica, de enigma, de mitos e outros.

Estrutura textual, finalidade, intencionalidade, tipo de linguagem, papéis dos interlocutores e princípios organizacionais das tipologias.

Gêneros textuais- elementos estruturais, marcas gramaticais e lexicais na composição dos diferentes gêneros e intertextualidades.

Coerência e coesão textual.

ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA –

História da Língua Portuguesa- Livro:  Novas palavras-   páginas: 189 a 190-  2 aulas

Conceito de Literatura- Novas Palavras- páginas: 9 a 14 -2 aulas –

Língua e linguagem-  Livro Novas palavras – páginas 160 a 163 -2 aulas

Níveis da linguagem –  Livro Novas palavras – páginas 185 a 187- 2 aulas

Funções da Linguagem-  Livro Novas palavras – páginas 169 a 174 – 2 aulas

Figuras de Linguagem- Livro Novas palavras – páginas 201 a 216-  2 aulas

 

Habilidades:

Entender o texto literário como um conjunto de códigos artísticos historicamente elaborados, que se referem à esfera das ligações inter e extratextuais.

Reconhecer a plurissignificação da linguagem.

Identificar texto literário.

Comparar textos literários e analisar aspectos formais e temáticos.

Identificar a intertextualidade.

Entender o texto literário como essencialmente interdisciplinar.

Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integrada à organização do mundo e à própria identidade.

Reconhecer a necessidade de dominar a norma padrão, que representa a variedade linguística, socialmente prestigiada, sem menosprezar as demais variantes.

Reconhecer a língua como um conjunto heterogêneo de variedades linguísticas.

Perceber o preconceito linguístico existente em relação ao emudecimento de seus usuários.

Perceber a intencionalidade implícita nos discursos orais.

Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem verbal.

Utilizar a linguagem oral em situações que exijam preparação prévia, maior grau de formalidade, manutenção do ponto de vista ao longo da fala, procedimentos de negociação de acordos.

Analisar recursos expressivos da linguagem verbal, relacionando textos/contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura, de acordo com as condições de produção e recepção (intenção, época, local, interlocutores, participantes da criação das ideias e escolhas, tecnologias disponíveis).·Reconhecer o significado contextual e o papel complementar de alguns elementos não linguísticos, como gestos, postura corporal, expressão facial, tom de voz, entonação, na linguagem oral.

Expressar-se oralmente preocupando-se com o interlocutor e com o maior ou menor nível de formalidade nas diferentes formas de expressão.

Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.

 

Metodologia:

Introdução a aula com um vídeo que relata a História da Língua Portuguesa disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=cB4lfMpPMnw , após sanar as dúvidas dos estudantes , será feito a leitura coletiva e individual do texto: A Língua Portuguesa- origens e geografia, em seguida, os estudantes deverão desenvolver as atividades do livro didático.

Leitura do texto: A gramática da língua- para estudo do conteúdo Língua e linguagem e níveis de linguagem , após as explicações os estudantes deverão desenvolver as atividades do livro didático das páginas 166 a 168 e 185 a 187.

Um vídeo sobre as variedades linguísticas será apresentado aos alunos para que possam compreender as variantes da língua existentes em nosso país de forma prática. O mesmo está disponível  no endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=iu4ra9tkFWM

Também os estudantes deverão ouvir  o áudio da canção : Mo deuso do Gino e Geno disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Fayc7gNmrQw para análise do tipo de linguagem empregada na mesma.

Para introdução aos estudos de Literatura será levado para a sala de aula vídeos com apresentações teatrais, danças, músicas, imagens de obras de arte para análise e conceituação do tema em questão. Em seguida, os estudantes deverão desenvolver as atividades do capítulo 1 do livro didático Novas Palavras.

Para estudo das funções da linguagem os estudantes deverão assistir um Power point  ( que será elaborado pelo professor), após as explicações deverão realizar  a leitura dos textos disponíveis no livro didático das páginas 169 a 174, em seguida, deverão desenvolver as atividades propostas no livro em uso das páginas 175 a 178.

Para estudo das figuras de linguagens os estudantes deverão assistir um vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=POe6z-BKx0o que explicita as figuras de linguagens empregadas em músicas, após os estudantes deverão desenvolver as atividades presentes no livro didático. Todas as atividades serão corrigidas na lousa e oralmente.

 

Avaliação de aprendizagem:

Avaliação do desempenho e participação com vistos nos cadernos. Avaliação dos deveres de casa e da participação dialógica dos estudantes durante as aulas.

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva

 

1 comentário

Maria Elizabete 22 de fevereiro - 17:38

Boa tarde. Excelente.

Responder

Deixe um Comentário