Início Série5º ano Interpretação de texto: Xodó de cozinha – 5º ano

Interpretação de texto: Xodó de cozinha – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o Xodó de Cozinha. Vamos ler o texto que nos apresenta esse importante programa televisivo? Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP06, EF05LP07 e EF05LP16.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Xodó de Cozinha

    Apresentado pela chef Regina Tchelly na TV Brasil, o programa “Xodó de Cozinha” busca incentivar a alimentação saudável e de baixo custo.

    A temporada de estreia tem 26 episódios. Cada edição conta com um convidado especial para preparar receitas com um alimento específico e conversar sobre um tema. A produção recebe personalidades como Bela Gil, André Trigueiro e Sidarta Ribeiro, entre outros.

    Com seu afeto e carisma, a chef Regina Tchelly tem uma linguagem bastante característica para cativar o público e os entrevistados da nova atração televisiva.

    “Os convidados são incríveis e fico feliz de estar reunida com tanta gente que está fazendo acontecer, mostrando que é possível comer bem, de forma saudável e acessível.”

    Os assuntos discutidos giram em torno de questões como sustentabilidade, combate à fome, sazonalidade dos alimentos, geração de renda, empreendedorismo e educação financeira. Além disso, o programa valoriza a cultura tradicional e afetiva, além de abordar pratos que evocam memórias e heranças culinárias.

    A atração é gravada na cozinha do projeto “Favela Orgânica”, iniciativa idealizada por Regina Tchelly, que há 13 anos promove a culinária saudável nas comunidades Babilônia e Chapéu Mangueira, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

    Coprodução realizada pela TV Brasil com a Kromaki, o “Xodó de Cozinha” tem direção de Pedro Asbeg.

“Agência Brasil”. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2025-02/dupla-arroz-e-feijao-e-tema-do-programa-xodo-de-cozinha-da-tv-brasil>. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é sobre um programa televisivo. Qual programa?

 

 

Questão 2 – Quem apresenta o programa?

 

 

Questão 3 – Qual é o objetivo do programa?

 

 

Questão 4 – O fragmento “A temporada de estreia tem 26 episódios.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 5 – Releia:

“Com seu afeto e carisma, a chef Regina Tchelly tem uma linguagem bastante característica para cativar o público e os entrevistados da nova atração televisiva.”

Nessa passagem, o texto:

(     ) faz refletir.

(     ) busca entreter.

(     ) quer convencer.

 

Questão 6 – No quarto parágrafo, as aspas destacam:

(     ) o trecho em linguagem informal.

(     ) a reprodução de uma fala alheia.

(     ) a frase com sentido fora de seu contexto habitual.

 

Questão 7 – Sublinhe a seguir o vocábulo que exprime a ideia de soma:

 “Os assuntos discutidos giram em torno de questões como sustentabilidade, combate à fome, sazonalidade dos alimentos, geração de renda, empreendedorismo e educação financeira.”

 

Questão 8 – Segundo o texto, o programa aborda “pratos que evocam memórias e heranças culinárias”. Em outras palavras, ele aborda pratos que:

(     ) “lembram memórias e heranças culinárias”.

(     ) “reconhecem memórias e heranças culinárias”.

(     ) “transformam memórias e heranças culinárias”.

 

Questão 9 – Em “A atração é gravada na cozinha do projeto ‘Favela Orgânica’, iniciativa idealizada por Regina Tchelly, que há 13 anos promove a culinária saudável […]”, a parte grifada:

(     ) dá uma explicação.

(     ) indica uma conclusão.

(     ) expressa uma opinião.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário