Início Série5º ano Interpretação de texto: Uma espécie de arapaçu – 5º ano

Interpretação de texto: Uma espécie de arapaçu – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma espécie de arapaçu. Ela se distingue das outras por ter o bico preto e não avermelhado! Vamos conhecer melhor esse arapaçu? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF15LP04, EF15LP05 e EF15LP06.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

O arapaçu-de-bico-torto

    Ele pode ser encontrado no Brasil, desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Sul, em matas e taquarais de qualquer altitude, além de ocorrer também na Argentina e no Paraguai.

    Essa espécie de arapaçu se distingue das outras por ter o bico preto e não avermelhado, que chega a medir 6 cm. Ao lado de outros arapaçus, explora ocos de árvores e bambus perfurados.

    Sua dieta é geralmente baseada em insetos, mas há registro de pequenos anfíbios também. Devido ao comprimento do bico fino e curvado, a espécie tem facilidade de procurar alimento em fendas profundas, enfiando o bico longo até a testa, em ocos e fendas de galhos.

    Pode ser encontrado em florestas de altitude e florestas secundárias, geralmente próximo a bambus, e nidificam em ocos de árvores. Casualmente, acompanha bandos mistos.

Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Ele pode ser encontrado no Brasil, desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Sul, em matas e taquarais de qualquer altitude […]”

Nessa passagem, o texto refere-se ao:

 

Questão 2 – Identifique os países, em que a espécie identificada acima é encontrada:

 

 

Questão 3 – No segmento “Essa espécie de arapaçu se distingue das outras por ter o bico preto e não avermelhado […]”, o texto:

(     ) dá um exemplo.

(     ) expressa uma opinião.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 4 – O trecho “[…] chega a medir 6 cm.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 5 – De acordo com o texto, o arapaçu-de-bico-torto faz o ninho em:

(     ) “ocos de árvores”.

(     ) “fendas de galhos”.

(     ) “bambus perfurados”.

 

Questão 6 – Observe:

Devido ao comprimento do bico fino e curvado, a espécie tem facilidade de procurar alimento em fendas profundas […]”

A expressão destacada introduz:

(     ) uma causa.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma consequência.

 

Questão 7 – O texto revela que o arapaçu-de-bico-torto alimenta-se normalmente de:

(     ) insetos.

(     ) pequenos anfíbios.

(     ) insetos e pequenos anfíbios.

 

Questão 8 – Na parte “Pode ser encontrado em florestas de altitude e florestas secundárias […]”, o vocábulo grifado exprime a ideia de:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

Questão 9 – Na frase “Casualmente, acompanha bandos mistos.”, o termo sublinhado foi empregado para indicar:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário