Início Série5º ano Interpretação de texto: Um papagaio pouco pontual – 5º ano

Interpretação de texto: Um papagaio pouco pontual – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto , voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre um papagaio pouco pontual. Costumava chegar atrasado a todos os compromissos, apesar dos conselhos de seus pais . Vamos conhecer a história do Lourinho? Para tal, leia com atenção o texto! Depois, responda às questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

Um papagaio pouco pontual

    Não havia bosque um grave problema de habitação. Por isso, foi convocada uma assembleia geral, na qual deve estar presentes todas as espécies de animais. Centenas deles chegaram pontualmente à reunião. Mas … faltava alguém.

    – Não vejo por aqui o Lourinho. – disse preocupada a ursinha. Ele deveria vir representar seus modelos de espécimes. Que terá acontecido?

    Já se percebe que a ursinha não conhecia o Lourinho, um sujeito muito pouco pontual. Costumava chegar atrasado a todos os compromissos, apesar dos conselhos de seus pais.

    À hora mesma em que a ursinha perguntava por ele, o Lourinho estava dormindo tranquilamente. Não havia Ligado o despertador e, por isso, dormia a sono solto, roncando em alto e bom som.

    Quando o Lourinho acordou, ficou arrepiado! Uma reunião! Por mais que corresse, quando chegou ao local, tudo já estava terminado.

    – Que vou dizer aos papagaios do bosque? – interrogou-se ele. Eles vão querer saber o que ficou combinado na reunião! Bem … eu inventar alguma coisa e todos vão acreditar. – decidiu o Lourinho.

    Tamanha foi a mentira que ele inventou aos seus amigos, que logo foi descoberto.

    – Mais valia termos confiado menos num papagaio inteligente como ele e mais num papagaio sério e pontual, que soubesse cumprir seus compromissos! – comentou um deles, aborrecido.

    A pontualidade é uma virtude que devemos cultivar.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-05-28/um-papagaio-pouco-pontual.htm>. (Com adaptações).

 

Questões

Questão 1 – Segundo a história, “foi convocada uma assembleia geral, na qual deveriam estar presentes todas as espécies de animais”. Identifique o motivo dessa assembleia:

 

 

Questão 2 – De acordo com o narrador, vários animais chegaram pontualmente à reunião. Mas faltava um deles. Qual?

 

 

Questão 3 – No segmento “Costumava chegar atrasado a todos os compromissos, apesar dos conselhos de seus pais.”, o narrador revela:

(     ) um fato contínuo na vida do Lourinho.

(     ) um fato ocasional na vida do Lourinho.

(     ) um fato passageiro na vida do Lourinho.

 

Questão 4 – Na frase “[…] o Lourinho estava dormindo tranquilamente.”, o termo grifado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 5 – Sublinhe a palavra que se refere aos papagaios do bosque neste trecho:

“Eles vão querer saber o que ficou combinado na reunião!”

 

Questão 6 – Na parte “[…] todos vão acreditar.”, a expressão grifada equivale ao verbo:

 

 

Questão 7 – Releia:

“Tamanha foi a mentira que ele inventou aos seus amigos, que logo foi descoberto.”

 O fato destacado é:

(     ) a finalidade do fato anterior.

(     ) a conclusão do fato anterior.

(     ) a consequência do fato anterior.

 

Questão 8 – Em “- Mais valia termos confiado menos num papagaio inteligente como ele e mais num papagaio sério e pontual […]”, o narrador cita uma fala.

() do Lourinho.

() da ursinha.

() de um dos papagaios amigos do Lourinho.

 

Questão 9 – Na passagem “A pontualidade é uma virtude que devemos cultivar.”, O narrador:

() faz uma crítica.

() expõe uma dúvida.

() dá um ensinamento.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário