Atividade de interpretação de texto destinada aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental. As variadas questões referem-se ao texto Terra: o Planeta da Vida. A atividade conduz os estudantes ao aprimoramento de diferentes habilidades de leitura.
Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Terra – O Planeta da Vida – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Terra – O Planeta da Vida – 8º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Terra – O Planeta da Vida – 8º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Terra: o Planeta da Vida
Até o momento, não se conhece nenhum outro lugar do universo, além da Terra, que reúna condições para a existência de vida. As atividades humanas no nosso planeta, porém, têm reduzido cada vez mais essas condições.
O crescimento constante da população e o consequente aumento do consumo vêm causando a destruição progressiva dos recursos disponíveis e modificando rapidamente o ambiente.
A maioria dos seres vivos só se utiliza daquilo que realmente precisa para subsistir. O homem não, pois com seus instrumentos e máquinas é capaz de multiplicar infinitamente o trabalho que seria feito por um só indivíduo. Assim, ele se apropria intensiva e rapidamente dos recursos e rompe o equilíbrio frágil e extremamente complexo da natureza. Desse modo, prejudica os demais seres vivos, ocasionando, muitas vezes, sua total destruição.
O número de habitantes do planeta, porém, cresce sem parar, e muitas áreas produtivas da Terra já foram, e continuam sendo, ocupadas sem planejamento e exploradas de modo inadequado. Se continuarmos a agir assim, esgotando os recursos da natureza, em pouco tempo só restarão na Terra ambientes impróprios para a vida e sem possibilidade de recuperação.
Mas uma espécie como a nossa, capaz de realizações magníficas no campo das artes, das ciências e da filosofia, deverá saber organizar-se e encontrar soluções adequadas para garantir sua permanência na Terra.
MATTOS, Neide Simões de et al. “Nós e o ambiente”. São Paulo: Scipione, 1990. p.8-9. (O Universo da Ciência).
Questões
Questão 1 – O texto tem o propósito de:
a) formar uma opinião no leitor.
b) entreter o leitor.
c) informar o leitor.
d) emocionar o leitor.
Questões 2 – Aponte as causas, segundo o texto, da contínua modificação do ambiente:
R:
Questão 3 – “As atividades humanas no nosso planeta, porém, têm reduzido cada vez mais essas condições.”. A que condições o texto se refere?
R:
Questão 4 – O autor do texto dialoga diretamente com o leitor na passagem:
a) “Até o momento, não se conhece nenhum outro lugar do universo […]”
b) “A maioria dos seres vivos só se utiliza daquilo que realmente precisa para subsistir.”
c) “O número de habitantes do planeta, porém, cresce sem parar, e muitas áreas produtivas […]”
d) “Se continuarmos a agir assim, esgotando os recursos da natureza […]”
Questão 5 – Pela leitura do último parágrafo do texto, podemos concluir que o autor, em relação ao tema abordado, mostra-se:
a) pessimista
b) receoso
c) esperançoso
d) indiferente
Questão 6 – O texto foi construído em uma linguagem:
a) culta
b) informal
c) técnica
d) científica
Questão 7 – No trecho “[…] rompe o equilíbrio frágil e extremamente complexo da natureza.”, o advérbio “extremamente” intensifica o sentido de um:
a) substantivo
b) adjetivo
c) verbo
d) advérbio
Questão 8 – No segmento “O número de habitantes do planeta, porém, cresce sem parar, e muitas áreas produtivas […]”, a conjunção em destaque estabelece uma relação de:
a) explicação
b) conclusão
c) comparação
d) adversidade
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
8 comentários
Parabéns pelo teu trabalho, Denyse! Tenho utilizado teus materiais para auxiliar minha filha e suas atividades. Obrigado!
Olá, Alexandre!
Que alegria sinto ao ler as suas palavras!
Fico muito lisonjeada por saber que você utiliza os meus materiais para auxiliar a sua filha nos estudos!
Muito obrigada por interagir comigo!
Volte sempre ao “Acessaber”!
Denyse
nao encontrei as respostas
Oi, Edilania!
O gabarito está no link acima do cabeçalho da atividade, apresentada na página do “Acessaber”!
Muito obrigada pelo seu interesse na publicação e pela sua presença!
Volte sempre!
Denyse
Gosto muito das atividades da Acessaber. São claras e organizadíssimas!
Olá, Sara Marcelo!
Ficamos muito felizes com a sua valiosíssima opinião!
Agradecemos a presença!
Volte sempre!
Denyse
Boa noite, fico feliz por você fornecer para nós um material rico como esse. Toda pesquisa que faço utilizo em primeiro lugar o acessaber. bjs.
Olá, Lucinéia!
Motivam-nos imensamente as suas palavras que tanto enaltecem o nosso trabalho!
Muito obrigada por interagir conosco!
Volte sempre!
Denyse