Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre as tartarugas. Você sabe por que elas vivem tanto tempo? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Por que as tartarugas vivem tanto tempo – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Por que as tartarugas vivem tanto tempo – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Por que as tartarugas vivem tanto tempo – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Por que as tartarugas vivem tanto tempo?
Bom, esses animais podem viver mais, devido ao seu ritmo de vida mais lento, que é a mesma coisa dizer que eles têm o metabolismo mais lento. Isso significa que eles gastam muito menos energia para se manterem vivos.
A relação entre metabolismo e expectativa de vida ainda não é bem compreendida, mas alguns estudiosos acreditam que quanto maior a quantidade de energia que gastamos ou quanto mais rápido o nosso metabolismo, mais o nosso corpo produz algumas moléculas nocivas chamadas radicais livres que, de pouquinho em pouquinho, vão danificando as células do nosso corpo. Assim, as tartarugas vivem mais porque o seu metabolismo lento queima menos energia, liberando menos radicais livres, o que danifica menos as suas células.
[…]
Além do metabolismo, o tempo de vida desses animais também varia bastante de acordo com sua espécie e com o ambiente em que eles vivem. Por exemplo: se estão em um local com muitos predadores ou não. Para você ter uma ideia, o título de animal mais velho do mundo é de um jabuti gigante, um “primo” próximo das tartarugas. Ele vive em uma área preservada, lá na ilha Galápagos! Isso mesmo! Atualmente, ele tem 188 anos e se chama Jhonatam. […]
Bárbara Bandeira.
Disponível em: <http://www.universidadedascriancas.org/>. (Com cortes).
Questões
Questão 1 – Releia este fragmento do texto:
“Bom, esses animais podem viver mais, devido ao seu ritmo de vida mais lento, que é a mesma coisa dizer que eles têm o metabolismo mais lento.”
A que animais o texto se refere?
Questão 2 – No segmento “Isso significa que eles gastam muito menos energia para se manterem vivos.”, um vocábulo introduz uma finalidade. Identifique-o:
Questão 3 – Em “A relação entre metabolismo e expectativa de vida ainda não é bem compreendida, mas alguns estudiosos acreditam […]”, o termo “mas” poderia ser substituído por:
( ) “pois”.
( ) “porém”.
( ) “por isso”.
Questão 4 – Na parte “[…] de pouquinho em pouquinho, vão danificando as células do nosso corpo.”, a autora do texto refere-se:
Questão 5 – Observe:
“Assim, as tartarugas vivem mais porque o seu metabolismo lento queima menos energia, liberando menos radicais livres, o que danifica menos as suas células.”
Nessa passagem do texto, a autora:
( ) faz um alerta quanto ao tempo de vida das tartarugas.
( ) apresenta a causa do tempo maior de vida das tartarugas.
( ) levanta uma hipótese sobre o tempo de vida das tartarugas.
Questão 6 – No trecho “[…] o tempo de vida desses animais também varia bastante de acordo com sua espécie e com o ambiente em que eles vivem.”, a palavra destacada exprime:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 7 – Na frase “Atualmente, ele tem 188 anos e se chama Jhonatam.”, o termo sublinhado foi usado para indicar:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 8 – A autora do texto conversa diretamente com o leitor no segmento:
( ) “Por exemplo: se estão em um local com muitos predadores ou não.”
( ) “Para você ter uma ideia, o título de animal mais velho do mundo é de um jabuti gigante […]”
( ) “Ele vive em uma área preservada, lá na ilha Galápagos!”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.