Início Série5º ano Interpretação de texto: Os Coloridos – 5º ano

Interpretação de texto: Os Coloridos – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Os Coloridos. Esse espetáculo infantil traz uma linda lição sobre diversidade! Vamos saber mais a respeito dele? Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ANO: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05, EF05LP07, EF05LP12 e EF05LP19.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Espetáculo “Os Coloridos”, da Cia. Os Crespos

Espetáculo infantil gratuito traz araras coloridas, mitos afro-brasileiros e uma linda lição sobre diversidade no Sesc Casa Verde!

    Depois de uma apresentação emocionante – e lotada – no dia 8, o Sesc Casa Verde recebe mais uma sessão do espetáculo “Os Coloridos”. Ele acontece no dia 21 de junho, sábado, às 16h, e promete diversão para toda a família. E o melhor: é gratuito!

    Produzido pela Cia. Os Crespos, um coletivo teatral de artistas negros, “Os Coloridos” propõe discutir, de forma lúdica, temas como diversidade e identidade, trazendo personagens e enredo inspirados em mitos da cultura afro-brasileira.

    A fauna é um dos elementos centrais da narrativa, que conta a história de uma disputa entre uma arara azul e uma amarela sobre qual cor seria mais importante. Há uma reviravolta com a chegada da arara vermelha, que revela a existência de uma arara multicolorida. Ela mostra que nenhuma cor é melhor do que a outra e que todas devem conviver em harmonia!

    É a oportunidade perfeita de, com leveza, apresentar aos pequenos valores como empatia, respeito e a valorização das diferenças. O ambiente plural e de diálogo construído no palco se estende para além dele, impactando adultos e crianças.

    Com direção de Lucélia Sergio e texto de Cidinha da Silva, pode esperar muita música brasileira, instrumentos ao vivo, dança, figurinos lindos e até perna de pau. Ah, e claro, muitas cores!

    Não é necessário reservar ingressos – só ir e aproveitar “Os Coloridos”!

Ana Clara Caielli Barreiro. Disponível em: <https://catracalivre.com.br/gira/espetaculo-os-coloridos-cia-os-crespos-sesc-casa-verde-sp/>. Publicado em: 09 de junho de 2025. (Com corte).

 

Questões 

Questão 1 – No trecho “Espetáculo infantil gratuito traz araras coloridas, mitos afro-brasileiros e uma linda lição sobre diversidade”, a que espetáculo a autora se refere?

 

 

Questão 2 – Onde acontecerá o espetáculo?

 

 

Questão 3 – Quando acontecerá o espetáculo?

 

 

Questão 4 – De acordo com o texto, o espetáculo foi produzido:

   ) por Lucélia Sergio.

(     ) por Cidinha da Silva.

(     ) pela Cia. Os Crespos.

 

Questão 5 –  Em “[…] ‘Os Coloridos’ propõe discutir, de forma lúdica, temas como diversidade e identidade […]”, a expressão grifada indica:

   ) modo.

(     ) tempo.

(     ) intensidade.

 

Questão 6 – Conforme o texto, na história do espetáculo, qual arara “mostra que nenhuma cor é melhor do que a outra e que todas devem conviver em harmonia”?

   ) a arara amarela.

(     ) a arara vermelha.

(     ) a arara multicolorida.

 

Questão 7 – Segundo o texto, o espetáculo “é a oportunidade perfeita de, com leveza, apresentar aos pequenos valores”. Quais valores?

 

 

Questão 8 – Na passagem “O ambiente plural e de diálogo construído no palco se estende para além dele […]”, há um termo que assinala a ideia de soma. Identifique-o:

 

 

Questão 9 – Sublinhe a seguir o vocábulo que exprime uma opinião:

“[…] muita música brasileira, instrumentos ao vivo, dança, figurinos lindos e até perna de pau.”

 

Questão 10 – A parte “Não é necessário reservar ingressos – só ir e aproveitar ‘Os Coloridos’!” é:

   ) um alerta.

(     ) um convite.

(     ) um conselho.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário