Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre os burros. Um lavrador tinha dois burros. Para que não fugissem, resolveu amarrá-los em uma só corda, cada um em uma extremidade. O que será que aconteceu a partir daí, hein? Vamos descobrir? Então, leia o texto com muita atenção! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Os burros – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Os burros – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Os burros – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Os burros
Um lavrador tinha dois burros. Para que não fugissem, resolveu amarrá-los em uma só corda, cada um em uma extremidade. Depois de algum tempo, os dois começaram a sentir fome. A comida estava perto. Grandes montes de feno estavam ao alcance de sua visão. Os dois tentaram chegar até eles. Mas nenhum conseguia alcançar o seu monte de feno. A corda era muito curta e cada um puxava para o seu lado. Então compreenderam que o melhor era sentar e dialogar. Talvez juntos conseguissem encontrar uma solução.
Assim o fizeram. Durante um bom tempo, estiveram a dar voltas ao assunto, sem conseguir encontrar um jeito de chegar ao feno. Por fim, disse um deles:
— Vamos ver! Nós dois estamos com fome. A corda que nos une é muito curta e não podemos ir cada um para o seu lado. Por que não vamos juntos para o primeiro monte de feno? Assim, nós dois poderíamos comer dele e depois provar o segundo. Dessa forma, comeríamos a quantidade habitual.
— Boa ideia! — admitiu seu companheiro.
Pondo em prática a sugestão, banquetearam-se ambos, apesar da corda com que haviam sido amarrados.
Disponível em: <https://metaforas.com.br>. (Com cortes e adaptações).
Questões
Questão 1 – Identifique o objetivo do texto acima:
( ) divulgar um lugar.
( ) debater um assunto.
( ) transmitir um ensinamento.
Questão 2 – Releia:
“Para que não fugissem, resolveu amarrá-los em uma só corda, cada um em uma extremidade.”
O fato destacado é:
( ) a causa de outro.
( ) a finalidade de outro.
( ) a consequência de outro.
Questão 3 – Na passagem “Depois de algum tempo, os dois começaram a sentir fome.”, o texto refere-se aos:
Questão 4 – O trecho “Os dois tentaram chegar até eles.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) um argumentação.
Questão 5 – De acordo com o texto, nenhum dos dois burros “conseguia alcançar o seu monte de feno”, porque:
( ) “a corda era muito curta e cada um puxava para o seu lado”.
( ) “compreenderam que o melhor era sentar e dialogar”.
( ) “estiveram a dar voltas ao assunto, sem conseguir encontrar um jeito de chegar ao feno”.
Questão 6 – Na parte “Assim o fizeram.”, o vocábulo grifado indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 7 – No segmento “Assim, nós dois poderíamos comer dele e depois provar o segundo.”, o termo sublinhado exprime:
( ) soma.
( ) contraste.
( ) conclusão.
Questão 8 – Em “— Boa ideia!”, o travessão marca:
( ) o começo da fala.
( ) uma pausa na fala.
( ) a continuidade da fala.
Questão 9 – Segundo o texto, os burros conseguiram solucionar o problema que os atingia naquele momento. Aponte o fragmento que confirma isso:
( ) “Grandes montes de feno estavam ao alcance de sua visão.”
( ) “Talvez juntos conseguissem encontrar uma solução.”
( ) “[…] banquetearam-se ambos, apesar da corda com que haviam sido amarrados.”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.