Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre o vendedor de botões. O texugo era um artista que fazia objetos de adorno. No seu trabalho, só usava botões e fios. Vamos conhecer a história dele? Então, leia o texto com muita atenção! Depois, responda às questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O vendedor de botões – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O vendedor de botões – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O vendedor de botões – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O vendedor de botões
O texugo era um artista que fazia objetos de adorno. No seu trabalho, só usava botões e fios. Vivia humildemente, mas com alegria.
— Tenho um trabalho que me agrada, e embora não seja rico, ganho o suficiente para viver com dignidade. Que mais posso pedir? — dizia sorridente.
Era costume formar-se uma roda de curiosos em torno de sua lojinha de bugigangas. Havia até quem passasse horas inteiras a contemplar o trabalho virtuoso do texugo.
Sua Majestade o leão, rei das selvas, anunciou seu desejo de oferecer à sua esposa um objeto valioso e sobretudo original. Ofereceria grandes riquezas e honrarias a quem lhe apresentasse algo digno de tais qualificações.
O texugo fez, então, um maravilhoso colar de contas. Quando o apresentou ao rei, ele ficou muito impressionado com o brilho que emanava da joia, e comprou-a, muito satisfeito.
O rei das selvas ofereceu ao texugo muitas moedas de ouro. Mas este lhe disse, com toda modéstia:
— Não preciso de tantas riquezas, Majestade. Preciso de muito menos para minha sobrevivência. Meu trabalho é a minha maior recompensa.
Você poderá perguntar: como é que um simples colar de contas poderia brilhar com tamanha intensidade? Era o amor que o texugo punha no trabalho que fazia, que resplandecia no colar. Daí o seu infinito valor e o entusiasmo que a rainha demonstrou quando o viu.
Disponível em:
<https://metaforas.com.br/infantis/2018-09-07/o-vendedor-de-botoes.htm>.
Questões
Questão 1 – Identifique o trecho que apresenta o protagonista da história:
( ) “O texugo era um artista que fazia objetos de adorno.”
( ) “Era costume formar-se uma roda de curiosos em torno de sua lojinha de bugigangas.”
( ) “O texugo fez, então, um maravilhoso colar de contas.”
Questão 2 – Na passagem “No seu trabalho, só usava botões e fios.”, o narrador revela:
( ) um hábito do texugo no seu trabalho.
( ) uma dúvida do texugo no seu trabalho.
( ) um problema do texugo no seu trabalho.
Questão 3 – Na parte “Vivia humildemente, mas com alegria.”, o termo grifado tem o sentido de:
( ) “pois”.
( ) “porém”.
( ) “portanto”.
Questão 4 – Em “— Tenho um trabalho que me agrada, e embora não seja rico, ganho o suficiente para viver com dignidade. Que mais posso pedir?”, o travessão assinala:
( ) o começo da fala do texugo.
( ) uma pausa na fala do texugo.
( ) a continuidade da fala do texugo.
Questão 5 – Segundo a história, o leão “ofereceria grandes riquezas e honrarias a quem lhe apresentasse algo digno de tais qualificações”. Quais qualificações?
Questão 6 – No fragmento “Quando o apresentou ao rei, ele ficou muito impressionado com o brilho que emanava da joia, e comprou-a, muito satisfeito.”, o vocábulo “a”:
( ) retoma “a joia”.
( ) anuncia “a joia”.
( ) caracteriza “a joia”.
Questão 7 – Na frase “Mas este lhe disse, com toda modéstia […]”, a expressão sublinhada foi usada para indicar:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 8 – O narrador dirige-se diretamente ao leitor no segmento:
( ) “Havia até quem passasse horas inteiras a contemplar o trabalho virtuoso do texugo.”
( ) “O rei das selvas ofereceu ao texugo muitas moedas de ouro.”
( ) “Você poderá perguntar: como é que um simples colar de contas poderia brilhar […]”
Questão 9 – A história sobre o vendedor de botões tem o objetivo de:
( ) debater um tema.
( ) fazer uma divulgação.
( ) transmitir um ensinamento.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
2 comentários
Eu amo suas atividades!
Olá, Adelma!
Amamos saber disso! Muito gratificante!
Agradecemos a presença e o registro de seu valioso comentário!
Volte sempre!
Denyse