Interpretação de texto: O lobo e a ovelha – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o lobo e a ovelha. Vamos ler essa fábula? Em seguida, não deixe de responder às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

O lobo e a ovelha

    Um lobo, muito ferido por mordidas de cachorros, repousava doente e muito machucado em sua toca. 

    Como estava com fome, ele chamou uma ovelha que ia passando por perto, e pediu-lhe que trouxesse um pouco da água de um regato que corria ao lado dela.

    – Assim, – falou o lobo – se você me trouxer água, eu ficarei em condições de conseguir meu próprio alimento.

    – Claro, – respondeu a ovelha – se eu levar água para você, você sem dúvida fará de mim uma provisão de comida também. 

As palavras de um hipócrita são fáceis de reconhecer.

Esopo. Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2017-12-11/o-lobo-e-a-ovelha.htm>. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um conto.

(     ) uma fábula.

(     ) uma notícia.

 

Questão 2 – Segundo a história, o lobo “repousava doente e muito machucado em sua toca”. Por que ele se encontrava nessa situação?

 

 

Questão 3 – Releia:

Como estava com fome, ele chamou uma ovelha que ia passando por perto […]”

Nessa passagem, o vocábulo sublinhado:

(     ) aponta um exemplo.

(     ) introduz uma causa.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 4 – Na passagem acima, o termo “ele” foi usado para:

(     ) retomar o lobo.

(     ) apresentar o lobo.

(     ) caracterizar o lobo.

 

Questão 5 – O trecho “[…] e pediu-lhe que trouxesse um pouco da água de um regato que corria ao lado dela.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 6 – Observe:

“[…] – se você me trouxer água, eu ficarei em condições de conseguir meu próprio alimento.”

A parte destacada revela:

(     ) um desejo.

(     ) uma condição.

(     ) uma possibilidade.

 

Questão 7 – No fragmento “[…] você sem dúvida fará de mim uma provisão de comida também.”, a expressão grifada tem o mesmo sentido de:

(     ) “certamente”.

(     ) “dificilmente”.

(     ) “provavelmente”.

 

Questão 8 – O texto reproduz:

(     ) falas do lobo.

(     ) falas da ovelha.

(     ) uma fala do lobo e uma fala da ovelha.

 

Questão 9 – O segmento “As palavras de um hipócrita são fáceis de reconhecer.” explicita o objetivo do texto de:

(     ) debater um assunto.

(     ) fazer uma propaganda.

(     ) transmitir um ensinamento.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: