Interpretação de texto: A gangorra – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “A gangorra”. Risadas e acontecimentos inesperados estão garantidos na brincadeira de gangorra narrada nesse livro ilustrado! Vamos ler o texto que nos apresenta esse livro? Depois, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

“A gangorra”

Risadas e acontecimentos inesperados estão garantidos na brincadeira de gangorra narrada nesse livro ilustrado!

 

    Nessa história divertida e surpreendente, todo mundo pode brincar de gangorra: o Elvis, um jacaré, uma banda de roqueiros, uma baleia… e até um dinossauro! Afinal, o céu é o limite para a imaginação na hora da brincadeira, ainda mais nas páginas de um livro.

    E entre o riso e a surpresa, uma coisa é certa: depois de brincar com essa gangorra, os leitores vão querer sair correndo para o parquinho!

    Com uma narrativa repleta de cores vibrantes e referências ao imaginário infantil, o premiado argentino Joaquín Camp cria uma aventura fantástica e dinâmica capaz de conquistar pequenos e grandes leitores.       

Autor do livro: Joaquín Camp.
Tradutora do livro: Livia Deorsola
Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9786581776909/a-gangorra>. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Risadas e acontecimentos inesperados estão garantidos na brincadeira de gangorra narrada nesse livro ilustrado!”

A que livro ilustrado o texto se refere?

 

Questão 2 – Quem escreveu o livro identificado na questão anterior?

 

 

Questão 3 – Grife a seguir os vocábulos que exprimem uma opinião: 

 “Nessa história divertida e surpreendente, todo mundo pode brincar de gangorra […]”

  

Questão 4 – Em “[…] o Elvis, um jacaré, uma banda de roqueiros, uma baleia… e até um dinossauro!”, o ponto de exclamação indica em relação ao fato o sentimento de:

(     ) medo.

(     ) alegria.

(     ) admiração.

 

Questão 5 – Segundo o texto, “o céu é o limite para a imaginação na hora da brincadeira, ainda mais nas páginas de um livro”. O que quer dizer “o céu é o limite”?

 

 

Questão 6 – Na parte “E entre o riso e a surpresa […]”, o termo destacado assinala a ideia de:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) alternância.

 

Questão 7 – No trecho “[…] depois de brincar com essa gangorra, os leitores vão querer sair correndo para o parquinho!”, a expressão sublinhada estabelece a relação de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – O fragmento “Com uma narrativa repleta de cores vibrantes e referências ao imaginário infantil […]”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 9 – Observe:

“[…] o premiado argentino Joaquín Camp cria uma aventura fantástica e dinâmica capaz de conquistar pequenos e grandes leitores.”

Essa passagem funciona como:

(     ) um convite.

(     ) um conselho.

(     ) uma advertência.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: