Interpretação de texto: O parto da montanha – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o parto da montanha. Há muitos e muitos anos, uma montanha começou a fazer um barulhão. O que será que aconteceu, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

O parto da montanha

    Há muitos e muitos anos, uma montanha começou a fazer um barulhão. As pessoas acharam que era porque ela iria ter um filho. Veio gente de longe e de perto, e se formou uma grande multidão querendo ver o que iria nascer da montanha.

    Bobos e sabidos, todos tinham seus palpites. Os dias foram passando, as semanas foram passando, os meses foram passando, e o barulho da montanha aumentava cada vez mais.

    Os palpites das pessoas foram ficando cada vez mais malucos. Alguns diziam que o mundo iria acabar.

    Em um belo dia, o barulho ficou fortíssimo, a montanha tremeu toda e depois rachou em um rugido de arrepiar os cabelos. As pessoas nem respiravam de medo. De repente, do meio do pó e do barulho, apareceu… um rato.

    Moral: Nem sempre as promessas magníficas dão resultados impressionantes.

Do livro “Fábulas de Esopo”.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2004-10-11/o-parto-da-montanha.htm>. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um conto.

(     ) uma fábula.

(     ) uma notícia.

 

Questão 2 – Na passagem “As pessoas acharam que era porque ela iria ter um filho.”, o termo destacado refere-se à:

 

 

Questão 3 – Em “Veio gente de longe e de perto […]”, o vocábulo “e” exprime a ideia de:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) alternância.

  

Questão 4 – Observe:

“Os dias foram passando, as semanas foram passando e no fim os meses foram passando, e o barulho da montanha aumentava cada vez mais.”

Esse fragmento:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 5 – Aponte o segmento, em que o narrador conta um dos palpites malucos das pessoas:

(     ) “Bobos e sabidos, todos tinham seus palpites.”

(     ) “Os palpites das pessoas foram ficando cada vez mais malucos.”

(     ) “Alguns diziam que o mundo iria acabar.”

 

Questão 6 – No trecho “Em um belo dia […]”, a palavra sublinhada foi usada para:

(     ) retomar.

(     ) caracterizar.

(     ) complementar.

 

Questão 7 – Segundo a história, “[…] a montanha tremeu toda e depois rachou em um rugido de arrepiar os cabelos”. O que quer dizer “de arrepiar os cabelos”?

 

 

Questão 8 – Na parte “As pessoas nem respiravam de medo.”, a expressão grifada revela:

(     ) um motivo.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma consequência.

 

Questão 9 – Releia:

“De repente, do meio do pó e do barulho, apareceu… um rato.”

As reticências indicam:

(     ) um clima de suspense.

(     ) uma transcrição incompleta.

(     ) uma interrupção de pensamento.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: