Interpretação de texto: Pica-pau-de-topete-vermelho – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o pica-pau-de-topete-vermelho. Ave vive aos pares, mas é comum encontrá-la em bandos de até cinco indivíduos nas bordas das matas e em praças públicas. Vamos conhecer melhor essa espécie? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Pica-pau-de-topete-vermelho habita áreas rurais e centros de cidade

Ave vive aos pares, mas é comum encontrá-la em bandos de até cinco indivíduos nas bordas das matas e em praças públicas.

 

    O pica-pau-de-topete-vermelho (Campephilus melanoleucos) apresenta corpo preto marcado por uma listra branca em forma de “v”. A fêmea se destaca pelo alto da cabeça e pescoço escuros e pela faixa branca que percorre desde os olhos até a base do bico.

    Muito parecida com o pica-pau-de-banda-branca, a ave mede de 33 a 38 centímetros e pesa em torno de 250 gramas. Alimenta-se de frutas e também arranca a casca de árvores mortas em busca de larvas de insetos.

    Nidifica em árvores mortas ou palmeiras. Bastante territorial, defende os ninhos da invasão de araçaris.

    Vive aos pares ou em grupos de até cinco indivíduos nas bordas de matas, em zonas rurais e também urbanas.

Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>.

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Ave vive aos pares, mas é comum encontrá-la em bandos de até cinco indivíduos nas bordas das matas e em praças públicas.”

O texto refere-se ao:

(     ) araçari.

(     ) pica-pau-de-banda-branca.

(     ) pica-pau-de-topete-vermelho.

 

Questão 2 – A parte “[…] apresenta corpo preto marcado por uma listra branca em forma de “v’.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 3 – O texto explica que, na fêmea, há uma faixa branca:

(     ) “no pescoço”.

(     ) “no alto da cabeça”.

(     ) “desde os olhos até a base do bico”.

 

Questão 4 – Observe:

Muito parecida com o pica-pau-de-banda-branca, a ave mede de 33 a 38 centímetros […]”

O segmento destacado:

(     ) aponta uma causa.

(     ) revela uma condição.

(     ) expressa uma comparação.

 

Questão 5 – Na passagem “[…] e pesa em torno de 250 gramas.”, a expressão grifada indica:

(     ) o peso exato.

(     ) o peso hipotético.

(     ) o peso aproximado.

 

Questão 6 – No fragmento “Alimenta-se de frutas e também arranca a casca de árvores mortas em busca de larvas de insetos.”, o vocábulo “e” assinala:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 7 – Em “Bastante territorial, defende os ninhos da invasão de araçaris.”, o termo sublinhado foi usado para:

(     ) corrigir.

(     ) intensificar.

(     ) complementar.

 

Questão 8 – Na frase “Vive aos pares ou em grupos de até cinco indivíduos nas bordas de matas, em zonas rurais e também urbanas.”, a palavra “em” estabelece a relação de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: