Início Série5º ano Interpretação de texto: O gervão-azul – 5º ano

Interpretação de texto: O gervão-azul – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o gervão-azul. Que tal conhecer essa flor brasileira? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP02, EF35LP06, EF35LP09 e EF05CI01.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Gervão: conheça espécie brasileira com flores azuis

A flor oferece grande quantidade de néctar aos seus polinizadores

    O gervão, nome popular atribuído a várias espécies do gênero Stachytarpheta, da família Verbenaceae, costuma encantar diversas pessoas pela beleza de suas flores azuis, condição rara na natureza.

    Uma das espécies brasileiras que fazem parte desse gênero é a Stachytarpheta crassifolia, popularmente chamada de gervão-azul. Trata-se de uma planta endêmica do Brasil, e uma das primeiras espécies desse gênero descritas para o país, em 1821.

    O gervão-azul é encontrado em áreas de vegetação aberta. “Ocorre principalmente ao longo da Cadeia do Espinhaço, nos estados da Bahia e Minas Gerais, dentro dos domínios do Cerrado e da Caatinga, mas também nas restingas do Rio de Janeiro e da Bahia, dentro do domínio da Floresta Atlântica”, explica Pedro Henrique Cardoso, doutor em botânica pelo Museu Nacional/UFRJ.

    Na Cadeia do Espinhaço, o gervão-azul cresce nos campos rupestres com solo arenoso, geralmente formado por uma areia branca, e em geral pobre em nutrientes.

    “Esse tipo de solo é semelhante ao encontrado nas restingas, caracteristicamente arenoso, e com baixa capacidade de retenção de água. Essas condições fazem com que as plantas enfrentem desafios hídricos, mesmo em regiões com alta umidade como as planícies litorâneas”, elucida Pedro.

    As corolas tubulosas do gervão-azul atraem diferentes visitantes florais e oferecem grandes quantidades de néctar aos seus polinizadores, como borboletas e beija-flores.

    Além disso, as plantas possuem nectários extraflorais, que desempenham a função de atrair formigas, proporcionando a elas uma fonte de alimento em troca de proteção contra herbívoros.

    “Essa interação simbiótica ajuda a planta a reduzir danos causados pela herbivoria, enquanto as formigas obtêm os açúcares liberados pelos nectários”, explica o botânico.

    […]

Kauan Panontin. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2024/10/14/gervao-conheca-especie-brasileira-com-flores-azuis.ghtml>. Publicado em: 14 de outubro de 2024. (Com corte).

 

Questões 

Questão 1 – Segundo o texto, o gervão apresenta uma “condição rara na natureza”. Qual?

 

 

Questão 2 – De acordo com o texto, o gervão-azul é endêmico do Brasil. O que isso quer dizer?

 

 

Questão 3 – O doutor em botânica, citado no texto, explica que, no Rio de Janeiro, o gervão-azul ocorre dentro do domínio:

(     ) do Cerrado.

(     ) da Caatinga.

(     ) da Floresta Atlântica.

 

Questão 4 – Em “[…] o gervão-azul cresce nos campos rupestres com solo arenoso, geralmente formado por uma areia branca, e em geral pobre em nutrientes.”, a passagem destacada:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 5 – Na parte “Esse tipo de solo é semelhante ao encontrado nas restingas […]”, o texto:

(     ) faz uma comparação.

(     ) levanta uma hipótese.

(     ) expressa uma opinião.

 

Questão 6 – O texto expõe as “condições que fazem com que as plantas enfrentem desafios hídricos, mesmo em regiões com alta umidade”. Identifique-as:

 

 

Questão 7 – No trecho “As corolas tubulosas do gervão-azul atraem diferentes visitantes florais e oferecem grandes quantidades de néctar aos seus polinizadores […]”, o vocábulo grifado indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 8 – O texto revela que:

(     ) as formigas protegem as plantas contra herbívoros.

(     ) as borboletas protegem as plantas contra herbívoros.

(     ) os beija-flores protegem as plantas contra herbívoros.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário