Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre uma descoberta na Serra do Espinhaço. Que descoberta será essa, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04 e EF05LP05.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Novas espécies de canela-de-ema – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Novas espécies de canela-de-ema – 5º ano- Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Novas espécies de canela-de-ema – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Serra do Espinhaço ganha duas novas espécies de canela-de-ema
Uma expedição do Plano de Ação Territorial (PAT) Espinhaço Mineiro terminou com a descoberta de duas novas espécies de canela-de-ema na Serra do Espinhaço, no município de Monte Azul. A região é conhecida pelos campos rupestres com grande diversidade de espécies vegetais, especialmente da família Velloziaceae.
Os pesquisadores descreveram as espécies em um artigo publicado na revista científica Phytotaxa. A primeira delas, Vellozia flavida, possui flores amarelas, uma característica rara entre as 130 espécies do gênero, geralmente roxas ou brancas.
Já a segunda espécie, Vellozia formosa, possui pelos ao longo de suas folhas. O atributo também é raro entre as variedades do gênero. Ela recebeu esse nome em homenagem ao Pico da Formosa, área onde ocorre. Com 1820 metros de altitude, o pico é o sexto mais alto do Brasil, por isso é um destino procurado por praticantes de montanhismo.
De acordo com a pesquisadora Andressa Cabral, as espécies do gênero Vellozia possuem características fascinantes. Dessa forma, conseguem crescer em ambientes adversos, como solos rasos, altas temperaturas, insolação e escassez de água.
“Amda”. Disponível em: <https://amda.org.br/noticias/serra-do-espinhaco-ganha-duas-novas-especies-de-canela-de-ema/>. Publicado em: 19 de junho de 2024. (Com corte).
Qestões
Questão 1 – O texto acima é do gênero notícia. O que ele noticia?
Questão 2 – Releia:
“A região é conhecida pelos campos rupestres com grande diversidade de espécies vegetais, especialmente da família Velloziaceae.”
A que região o texto se refere?
Questão 3 – O trecho “Os pesquisadores descreveram as espécies em um artigo publicado na revista científica Phytotaxa.”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 4 – De acordo com o texto, a espécie de canela-de-ema, Vellozia flavida, tem “uma característica rara entre as 130 espécies do gênero”. Qual característica?
( ) “flores roxas”.
( ) “flores brancas”.
( ) “flores amarelas”.
Questão 5 – Identifique no texto o lugar, onde foi encontrada a espécie de canela-de-ema, Vellozia formosa:
Questão 6 – Em “Com 1820 metros de altitude, o pico é o sexto mais alto do Brasil, por isso é um destino procurado por praticantes de montanhismo.”, a parte destacada expressa:
( ) o tempo de o pico ser procurado por praticantes de montanhismo.
( ) o motivo de o pico ser procurado por praticantes de montanhismo.
( ) a consequência de o pico ser procurado por praticantes de montanhismo.
Questão 7 – Observe:
“De acordo com a pesquisadora Andressa Cabral, as espécies do gênero Vellozia possuem características fascinantes.”
Nessa passagem, o texto:
( ) expõe uma opinião da pesquisadora Andressa Cabral.
( ) revela um apelo feito pela pesquisadora Andressa Cabral.
( ) apresenta uma hipótese levantada pela pesquisadora Andressa Cabral.
Questão 8 – Na frase “Dessa forma, conseguem crescer em ambientes adversos, como solos rasos, altas temperaturas, insolação e escassez de água.”, o termo grifado indica:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.