Início Série5º ano Interpretação de texto: Novas espécies de canela-de-ema – 5º ano

Interpretação de texto: Novas espécies de canela-de-ema – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre uma descoberta na Serra do Espinhaço. Que descoberta será essa, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04 e EF05LP05.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                                                                                                             DATA:

PROF:                                                                                                                                                  TURMA:

NOME:

Leia:

Serra do Espinhaço ganha duas novas espécies de canela-de-ema

    Uma expedição do Plano de Ação Territorial (PAT) Espinhaço Mineiro terminou com a descoberta de duas novas espécies de canela-de-ema na Serra do Espinhaço, no município de Monte Azul. A região é conhecida pelos campos rupestres com grande diversidade de espécies vegetais, especialmente da família Velloziaceae.

    Os pesquisadores descreveram as espécies em um artigo publicado na revista científica Phytotaxa. A primeira delas, Vellozia flavida, possui flores amarelas, uma característica rara entre as 130 espécies do gênero, geralmente roxas ou brancas.

    Já a segunda espécie, Vellozia formosa, possui pelos ao longo de suas folhas. O atributo também é raro entre as variedades do gênero. Ela recebeu esse nome em homenagem ao Pico da Formosa, área onde ocorre. Com 1820 metros de altitude, o pico é o sexto mais alto do Brasil, por isso é um destino procurado por praticantes de montanhismo.

    De acordo com a pesquisadora Andressa Cabral, as espécies do gênero Vellozia possuem características fascinantes. Dessa forma, conseguem crescer em ambientes adversos, como solos rasos, altas temperaturas, insolação e escassez de água.

“Amda”. Disponível em: <https://amda.org.br/noticias/serra-do-espinhaco-ganha-duas-novas-especies-de-canela-de-ema/>. Publicado em: 19 de junho de 2024. (Com corte).

 

Qestões

Questão 1 – O texto acima é do gênero notícia. O que ele noticia?

 

 

Questão 2 – Releia:

“A região é conhecida pelos campos rupestres com grande diversidade de espécies vegetais, especialmente da família Velloziaceae.”

A que região o texto se refere?

 

Questão 3 – O trecho “Os pesquisadores descreveram as espécies em um artigo publicado na revista científica Phytotaxa.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 4 – De acordo com o texto, a espécie de canela-de-ema, Vellozia flavida, tem “uma característica rara entre as 130 espécies do gênero”. Qual característica?

(     ) “flores roxas”.

(     ) “flores brancas”.

(     ) “flores amarelas”.

 

Questão 5 – Identifique no texto o lugar, onde foi encontrada a espécie de canela-de-ema, Vellozia formosa:

 

 

Questão 6 – Em “Com 1820 metros de altitude, o pico é o sexto mais alto do Brasil, por isso é um destino procurado por praticantes de montanhismo.”, a parte destacada expressa:

(     ) o tempo de o pico ser procurado por praticantes de montanhismo.

(     ) o motivo de o pico ser procurado por praticantes de montanhismo.

(     ) a consequência de o pico ser procurado por praticantes de montanhismo.

 

Questão 7 – Observe:

“De acordo com a pesquisadora Andressa Cabral, as espécies do gênero Vellozia possuem características fascinantes.”

Nessa passagem, o texto:

(     ) expõe uma opinião da pesquisadora Andressa Cabral.

(     ) revela um apelo feito pela pesquisadora Andressa Cabral.

(     ) apresenta uma hipótese levantada pela pesquisadora Andressa Cabral.

 

Questão 8 – Na frase “Dessa forma, conseguem crescer em ambientes adversos, como solos rasos, altas temperaturas, insolação e escassez de água.”, o termo grifado indica:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

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