Interpretação de texto: Marte – 7º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre o planeta Marte. Esse planeta tem duas luas, com nomes de assustar: Fobos (que significa medo) e Deimos (que quer dizer pânico), herdados dos cavalos que puxavam a carruagem do deus Marte. Vamos conhecer melhor Marte? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

Marte

    Marte recebeu o nome do deus romano da guerra, talvez devido a sua cor avermelhada que lembra o sangue. Esse planeta tem duas luas, com nomes de assustar: Fobos (que significa medo) e Deimos (que quer dizer pânico), herdados dos cavalos que puxavam a carruagem do deus Marte.

    Como a Terra, Marte possui uma camada de gelo nos seus polos, composto principalmente por “gelo seco” – gás carbônico congelado, como aquele utilizado para conservar os picolés vendidos em isopores –, além de um pouco de “gelo de água”. O planeta também apresenta vulcões extintos, vales, montanhas, planaltos e possui estações do ano, embora as marcianas sejam duas vezes mais longas do que as terrestres. Localizado em Marte, o Monte Olimpo é o maior vulcão conhecido do Sistema Solar: ele é três vezes mais alto que o Everest, a maior montanha da Terra, que tem oito mil metros de altitude.

    Marte é um planeta rochoso, seco e que às vezes enfrenta tempestades de areia, que formam dunas gigantes. Para pisar nesse planeta, será preciso criar naves espaciais mais rápidas do que as atuais. Hoje, chegar a Marte demoraria, no mínimo, seis meses. Ficar tanto tempo no espaço poderia causar danos graves ao organismo dos astronautas.

    Várias sondas pousaram recentemente na superfície marciana e há fortes indícios de que já houve água líquida em Marte. Mas ainda se investiga a possibilidade de ter havido algum tipo de vida primitiva no planeta.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 165. Jan./Fev. 2006. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

 

Questões

Questão 1 – Releia o princípio do texto:

“Marte recebeu o nome do deus romano da guerra, talvez devido a sua cor avermelhada que lembra o sangue.”

O fragmento destacado expõe:

(     ) uma certeza.

(     ) uma hipótese.

(     ) uma recomendação.

 

Questão 2 – No segmento “Como a Terra, Marte possui uma camada de gelo nos seus polos […]”, o termo “Como” foi usado para:

(     ) introduzir um exemplo.

(     ) exprimir uma conclusão.

(     ) estabelecer uma comparação.

 

Questão 3 – Levando em consideração as informações presentes no texto, preencha o espaço indicado na frase a seguir:

“As _________________________ marcianas são duas vezes mais longas do que as terrestres.”

 

Questão 4 – Na passagem “[…] ele é três vezes mais alto que o Everest […]”, o autor refere-se:

(     ) ao planeta Marte.

(     ) ao Monte Olimpo.

(     ) ao Sistema Solar.

 

Questão 5 – O trecho “Marte é um planeta rochoso, seco […]” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 6 – Na parte “Várias sondas pousaram recentemente na superfície marciana […]”, o advérbio grifado exprime uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – De acordo com o texto, “há fortes indícios de que já houve água líquida em Marte”. O que significa “indícios”?

(     ) “sinais”.

(     ) “alertas”.

(     ) “contradições”.

 

Questão 8 – O texto sobre o planeta Marte tem fins:

(     ) didáticos.

(     ) científicos.

(     ) jornalísticos.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: